5 características de um software OEE que vai resolver seus problemas

O Chão de fábrica reserva desafios constantes. Seja para melhorar a qualidade dos produtos, seja para manter a produtividade. Neste cenário, a tecnologia é fundamental. Por isso, o Software OEE se transformou em uma ferramenta fundamental na dinâmica de produção da indústria 4.0.

 

Mas o gestor de produção, muitas vezes, não consegue compreender como o software de OEE vai realmente resolver os problemas de sua produção, tendo ganhos de produtividade. Porém, é com o Software de OEE que será possível alcançar os 85% de eficiência total.

 

Características fundamentais de um software de OEE

 

Basicamente, um bom software de OEE vai trabalhar com diferentes elementos. Lembrando que OEE é um indicador de eficiência global, que pode melhorar consideravelmente a produtividade industrial. Empresas que se enquadram no novo conceito de indústria 4.0 precisam necessariamente trabalhar diretamente com o conceito de OEE (MES).

 

  • O software OEE precisa ser mobile

Imagine a seguinte situação: Uma máquina de sua empresa está 1 hora parada, sem que a equipe de produção perceba. Isso gera um prejuízo gigantesco, não é? Além de possíveis atrasos e perda de clientes.

Mas o que fazer se isso só foi percebido depois de um tempo? Ou então, se você, dono ou gestor da produção, não está no local?

Por isso, o software OEE é uma solução precisa ser mobile. Um bom programa de OEE vai avisar os responsáveis por qualquer anomalia, seja de máquinas, seja de operadores.

Mas para isso, ele precisa ter integração Mobile. É fundamental que ele tenha alertas sonoros, tenha integração com plug-ins, aplicativos de celular e possa ser monitorado de qualquer lugar do mundo.

 

  • O Software OEE (MES) precisa ser adequado a produção

Isso chega a ser redundante, mas na maioria dos casos, o software OEE não está totalmente adequado a realidade da produção da empresa. Muitas vezes, o software OEE apresenta anomalias, falhas, que não cobrem todo o processo produtivo. Com isso, as indústrias deixam de explorar o máximo de sua capacidade produtiva, com eficiência dentro dos parâmetros exigidos.

O Software MES precisa ser adaptado a realidade de cada empresa. Afinal, uma empresa de metalurgia não tem os mesmos processos que uma plástica, não é?

 

  • O software OEE precisa acompanhar todo o processo de produção

De nada adianta ter em sua indústria um Software de OEE que acompanha apenas o desempenho de algumas máquinas. O ideal, para que seu OEE fique acima dos 85% realmente, é que ele acompanhe todo o processo produtivo.

Isso vale para o acompanhamento de OP’s, matéria-prima, tempo de setup e muito mais. Desta maneira, ele terá mais fidedignidade e fará com que o OEE aumente realmente. Além disso, se o software OEE (MES) não acompanhar algum processo, isso pode gerar uma anomalia nos relatórios. Desta maneira, em muitos casos, as causas da falta de produtividade podem não ser sanadas.

 

  • Integração com o ERP é fundamental

 

Um software de OEE precisa ser integrado com o ERP de sua empresa. Basicamente, se o OEE estiver integrado com seu sistema de ERP, será possível centralizar as informações e evitar duplicidade nas mesmas. Com isso, o gestor de produção ganha tempo e produtividade.

 

  • O Software OEE precisa ser pensado em um contexto geral

Se engana quem pensa que o Software OEE é apenas uma ferramenta de controle. Se ele for pensado em um contexto geral, contendo as soluções que vão impactar diretamente na produção, ele será muito mais eficiente.

É possível, como no Software OEE da Vedois, por exemplo, integrá-lo com planejamento, qualidade, logística, manutenção e DNC, favorecendo um controle total do processo produtivo.

 

O software OEE é a solução para melhorar e muito a eficiência de sua indústria. O Vedois OEE é a solução mais moderna do mercado neste segmento. Medimos para que sua empresa tenha um melhor desempenho sempre.

Nossa solução se adequa a diferentes ERPs, pode ser monitorado de qualquer celular ou computador e oferece tudo o que sua indústria precisa!

Entre em contato com nossa equipe e conheça a solução em software de OEE da Vedois.