Software MES e o aumento da produtividade na indústria

Os recursos tecnológicos vêm transformando o conceito de manufatura avançada no mundo todo, inclusive no Brasil. Para gerenciar e aumentar essa nova produtividade industrial, sistemas conhecidos como Manufacturing Execution System (M.E.S) oferecem novas possibilidades. Em síntese, o software MES permite um controle de todo processo industrial.

 

O aumento da produtividade de inúmeras empresas está diretamente ligado ao investimento em software MES. Ele não se tornou apenas um recurso de gerenciamento, mas também de otimização.

 

Agora, fica ainda mais claro para as indústrias que é possível fazer mais gastando ainda menos. Isso é exatamente o que elas estão em busca nessa nova era. Em países desenvolvidos o software MES já é uma realidade. No Brasil ele começa a ganhar espaço e conquistar a indústria.

 

O que é o software MES?

 

Antes de investir em um software MES, é necessário compreender o seu funcionamento. Todo sistema produzido voltado ao gerenciamento das atividades de chão de fábrica pode ser considerado um software MES.

O termo surgiu em 1990. A sua criação partiu de uma empresa especializada em pesquisas para o setor industrial, a AMR (Advance Manufacturing Research).

Inicialmente, vários sistemas foram sendo criados justamente voltados à gestão industrial. Com o avanço das tecnologias, isso convergiu para os ERPs (Enterprise Resource Planning).

Eles são o que se chama de Sistema Integrado de Gestão Industrial, porém voltados à administração. Ou seja: todo o gerenciamento centrado em um único sistema. A evolução, novamente, levou à criação do software MES.

Atualmente, o MES pode trabalhar conjuntamente com ERP. Esses sistemas MES possibilitam controlar todas as etapas do chão de fábrica, acompanhando o funcionamento das máquinas e da produtividade.

O sistema é focado também no planejamento, oferecendo os dados e as ferramentas adequados para a sua construção.

Uma das características do software MES é fornecer todas as informações em tempo real. Isso caracteriza, sobretudo, a chamada indústria 4.0, aquela adaptada ao que se considera a 4ª revolução industrial. Essa nova indústria tecnológica faz uso das principais inovações do mercado para aumentar a produtividade e gerenciar a produção e melhorar o OEE.

Um software MES normalmente permite a interação com outros sistemas, o que facilita ainda mais o gerenciamento da indústria.

 

Funcionalidades do software MES

Conheça as principais funcionalidades do software MES dentro de uma indústria:

  • Importação de dados provenientes de outros sistemas;
  • Controle de estoque;
  • Controle de dados dos funcionários;
  • Gestão de pedidos;
  • Envio de instruções para outras áreas da indústria além do chão de fábrica;
  • Armazenamento de informações como o material desperdiçado e o tempo de cada máquina;
  • Fornecimento de dados de qualidade;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Fornecimento de métricas e desempenho de toda a produção.

 

Benefícios do software MES

Agora que você já conheceu mais sobre o MES e a sua funcionalidade, pode visualizar melhor os seus benefícios. Uma indústria que busca se modernizar e se adequar à fase da indústria 4.0 precisa estar em constante inovação.

 

A todo momento novas tecnologias são disponibilizadas no mercado. Há inúmeros exemplos de software MES que cumprem com a função completa do gerenciamento industrial. Entre os benefícios que a sua indústria terá com o software MES, conheça os principais deles:

 

  • Otimização do tempo de produção;
  • Redução de custos;
  • Aumento da qualidade do produto final;
  • Possibilidade de verificar em tempo real as falhas na produção;
  • Maior visibilidade do chão de fábrica;
  • Análise precisa dos custos da manufatura;
  • Aumento dos rendimentos;
  • Diminuição dos gastos com energia;
  • Controle total da produção de modo mais prático;
  • Auxílio no planejamento da indústria.

Por que minha indústria deve investir em um sistema MES?

 

Basicamente, um sistema MES vai impactar diretamente na produtividade de sua empresa. Afinal, o OEE (MES), está diretamente ligado a eficiência e velocidade com que os produtos são produzidos. Com um bom sistema MES, será possível monitorar máquinas, operadores e insumos usados.

Há diversas possibilidades de sistema MES. Porém, os mais completos, como o VEDOIS OEEintegram um software de controle e microterminais, que captam informações e enviam para o sistema. Desta maneira, o sistema MES acaba monitorando todas as atividades em tempo real.

Qual o impacto disso na produção industrial?

Muitos! Imagine o seguinte cenário: Sua indústria tem uma máquina que faz 2000 peças por hora e conta com o monitoramento de um operador. Por algum motivo, essa máquina deixa de produzir 2000 peças e passa a produzir 1800 por hora. Porém, o operador acaba deixando isso passar desapercebido. O resultado? Em 8 horas de trabalho, a máquina deixou de produzir 1600 peças. Imagine isso em alguns dias?

Com um bom sistema MES, é possível verificar isso no momento em que acontece. Desta forma, é possível resolver a anomalia quando ela acontece.

O sistema MES da Vedois, por exemplo, emite sinais sonoros para determinadas situações (onde o cliente define o que deve ser alertado). Desta forma, quando uma anomalia acontece, os gerentes e diretores de produção recebem um aviso (e-mail, sms ou pop-ups). Desta forma, eles podem trabalhar diretamente no problema.

Além disso, um bom software MES monitora a quantidade de refugos, paradas, insumos usados, além de monitorar a performance. Neste vídeo, você pode ver como o sistema MES funciona. Este é um exemplo da indústria plástica, mas que pode ser usado em qualquer mercado:

 

 

Veja que este controle de insumos, máquinas, operadores e outros fatores da produção, são comuns para qualquer indústria e o sistema MES da Vedois as monitora e controla, independentemente do mercado.

 

Além disso, a integração do software MES com o ERP da indústria, vão fazer com que muitas informações fundamentais na administração da indústria fiquem centralizadas e sejam de fácil acesso.

Com o software MES (OEE), será possível trabalhar com muito mais eficiência e o monitoramento da produção industrial  poderá ser feito mesmo à distância. Isso dá muito mais controle e consequentemente, melhora a produtividade.

Os gestores de produção terão dados muito mais precisos e confiáveis da produção, podendo encontrar possíveis gargalos de produtividade, que jogam o desempenho para baixo. Encontrando estes gargalos, é possível trabalhar com muito mais eficiência na sua resolução, potencializando o desempenho produtivo de sua empresa.

Enfim, o Sistema MES é fundamental para qualquer indústria que quer competir de igual para igual com os concorrentes. A Vedois oferece soluções de software MES para otimizar o dia a dia nos processos de cada empresa. Entre em contato para saber mais!