Tecnologia para gestão industrial: Soluções que não podem faltar em sua indústria

É indiscutível que a tecnologia já tomou conta do ambiente e da gestão industrial. Desde a forma que os produtos são fabricados, até o gerenciamento das ordens de produção, existem ferramentas capazes de automatizar e otimizar inúmeras tarefas e trazer mais praticidade para a rotina industrial.

Para dimensionar melhor a realidade trazida pela indústria 4.0, separamos as principais tecnologias voltadas para a gestão industrial, que podem não só facilitar a sua rotina, mas também aumentar a lucratividade do seu negócio. Veja a seguir!

Módulo Vedois OEE – Apontamento automático de produção industrial

O meio industrial está mais competitivo do que nunca, nos mostrando que a chave para o sucesso é contar com informações em tempo real dos processos realizados. Saber o que acontece dentro da fábrica, as etapas mais produtivas, os atrasos, demandas e eficiência, é essencial para conseguir estabelecer estratégias de Melhoria Contínua voltadas para o aumento da produtividade e da lucratividade do negócio.

E o módulo Vedois OEE para apontamento de produção existe para isso: através da tecnologia, entregar dados precisos e consolidados sobre tudo que acontece dentro da sua indústria, permitindo um processo de tomada de decisões mais embasado e eficiente.

O Vedois OEE irá monitorar as máquinas, operadores e processos e se algo estiver fora do planejado irá avisar através de pop-ups, e-mails, avisos via dispositivos móveis e avisos luminosos e/ou sonoros. Esse módulo permite que a empresa estabeleça um cronograma de controle, visando uma maior disponibilidade de máquinas e uma maior produtividade.

Através dessa solução de apontamento industrial, o gestor pode distribuir monitores em todo o ambiente industrial para transmitir os dados em diversos ambientes, de forma a informar a todos os colaboradores envolvidos.

Vedois Sequenciamento para Gestão industrial

O módulo de sequenciamento da Vedois permite que os gestores tenham total controle da distribuição das tarefas na indústria, e o mais importante: tudo em tempo real. Essa ferramenta permite que as demandas sejam atendidas de maneira otimizada e no melhor tempo possível.

De forma bastante simplificada, é possível projetar cenários de produção com base em critérios pré-estabelecidos e escolher aquele planejamento que melhor atenda aos objetivos da indústria, antes de iniciar a produção. Esse recurso conta com barras gráficas do tipo GANTT, que representam cada uma das sequências das ordens de produção, permitindo que as operações sejam reprogramadas para obter o melhor tempo de produção dentro do cenário da empresa.

Vedois Manutenção

Esse módulo permite que todas as necessidades de manutenção da fábrica sejam controladas de forma mais efetiva, trazendo mais eficiência para a produção. O software conta com:

Manutenção Preventiva;
Manutenção Preditiva;
Manutenção Corretiva.

Fazer a gestão da manutenção da fábrica ajuda a evitar as paradas não programadas que impactam nos resultados e na produtividade da empresa. Além disso, mantendo um calendário de manutenção, a empresa também consegue aumentar a vida útil das máquinas e reduzir os custos com os equipamentos e mão-de-obra.

Vedois Qualidade

O CEP – Controle Estatístico do Processo é uma metodologia muito eficiente para trazer um maior controle de qualidade na gestão industrial através da comparação contínua dos resultados do processo com um padrão pré-estabelecido. Ele identifica tendências de variações significativas e ajuda a reduzir as variações nos processos estabelecidos dentro da indústria.

Com isso, a indústria poderá alcançar índices de refugos cada vez menores, agregando um controle total sobre as não-conformidades no processo produtivo industrial.

 

A automação dos processos é um caminho natural a ser seguido pela indústria, e deve fazer parte de um planejamento eficiente e voltado para o crescimento de um negócio. Ir contra esse tipo de avanço pode trazer muitos prejuízos e impactar a competitividade da empresa no mercado, então, por que não evoluir?