Digitalização de apontamentos de produção industrial, como isso impacta sua produtividade?

A Indústria 4.0 trouxe inúmeras transformações para esse setor, mudando a forma como diversos processos são realizados e conduzidos. Essas tecnologias vieram para facilitar os processos e otimizar a produção dentro da indústria, trazendo mais praticidade e agilidade, e entregando informações valiosas sobre todo o ambiente industrial, como a digitalização de apontamentos de produção.

Além de trazer mais autonomia para o maquinário, a manufatura digital também agrega muito valor no que diz respeito à troca de informações consolidadas sobre a produção. Mas como a digitalização de apontamentos de produção podem impactar na produtividade do seu negócio? Para esclarecer essa questão de uma vez por todas, trouxemos as três principais formas que a digitalização de apontamentos pode impactar a produtividade da sua indústria, confira!

Entregar informações confiáveis

Sabemos que quanto maior for o conhecimento sobre os processos e resultados de uma empresa, mais efetiva será a sua estratégia de crescimento. Através da digitalização dos apontamentos na produção industrial, é possível controlar as máquinas, operações e postos de trabalho que constituem o processo produtivo, entregando dados precisos sobre tudo que é realizado dentro da indústria.

Essas informações podem ser consolidadas e acessadas por todos os setores através da automação de processos, de forma a alinhar toda a dinâmica que acontece dentro da indústria. Dessa forma, todos os dados referentes a cada uma das ordens de produção executadas, pendentes ou em andamento, podem ser visualizadas em tempo real.

Conhecer quanto cada operador consegue produzir

Para contribuir para a gestão estratégica do negócio, é muito importante possuir dados reais sobre quanto cada um dos colaboradores consegue produzir com o mesmo maquinário. O sistema de apontamento de produção industrial consegue acompanhar a produtividade de cada um, as perdas, atrasos e melhorias.

Além disso, essas informações ajudam a rastrear o operador responsável por um lote ou peça defeituoso ou produzido de maneira incorreta, de forma a corrigir a falha, seja pela reciclagem do treinamento ou pela redesignação do colaborador.

Identificar problemas imediatamente

As paradas inesperadas, erros na produção ou falhas no processo, podem causar um grande prejuízo para a empresa, seja por conta de produtos com defeito, atrasos ou retrabalho. Conseguir corrigir esses problemas de forma imediata ajuda não só a prevenir esses prejuízos, como também gera uma grande economia de custos para a empresa.

Os apontamentos de produção em tempo real permitem que os responsáveis tomem decisões estratégicas imediatas para reduzir o impacto dessas falhas, sem que haja prejuízo ao índice OEE ou desperdício de matéria-prima e mão-de-obra. Um problema será identificado mais rapidamente, e as ações e medidas corretivas serão mais efetivas.

Através de um protocolo de manutenção, que inclui o monitoramento de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, o gestor consegue garantir a continuidade das atividades e manter a disponibilidade de máquinas de acordo com as metas de produtividade da empresa.

Como vimos, os apontamentos de produção industrial em tempo real só agregam mais valor aos processos produtivos e podem trazer diversas vantagens para a empresa. Os gestores terão um controle mais completo do ambiente e contarão com informações mais robustas e confiáveis sobre tudo que acontece dentro da fábrica. A visão macro da produção traz mais valor aos processos e garante que a tomada de decisão seja mais correta e assertiva, além de aumentar a produtividade da empresa.