Software MES (OEE), como potencializa o controle de produção e a produtividade

Manufacturing Execution Systems – Software MES, é um conjunto de ferramentas que possibilitam o gerenciamento dos processos produtivos dentro de uma indústria. Isso significa que ele ajuda no controle dessas atividades, tendo como principal objetivo potencializar a produtividade e trazer um controle mais assertivo.

Utilizando um sistema MES, os responsáveis pela gestão conseguem controlar a execução do planejamento de produção previamente estabelecido, e garantir que todas as etapas sejam cumpridas adequadamente. Dessa forma, caso surja algum problema, ele será identificado de forma rápida e as ações de resolução podem ser implementadas imediatamente.

O Software MES é um sistema completo, que permite:

Trabalhar juntamente com ERPs para gerenciar dados entre o processo de planejamento e execução;
Implementação modular, de acordo com as necessidades da indústria;
Alinhamento entre o hardware e o software.

Além disso, garante diversos benefícios para a empresa, principalmente quanto ao aumento de produtividade. Os gestores podem ter uma visão muito mais ampla de todas as etapas produtivas no negócio, proporcionando uma abordagem mais estratégica e um processo de tomada de decisões mais assertivo. Aliado à isso, o Software MES também garante:

Maior controle

A gestão produtiva dentro da indústria deve levar em conta diversos fatores, como:

Fluxo e demanda de matéria-prima;
Tempo de ociosidade dos equipamentos e dos colaboradores;
Paradas fora da programação;
Tempo de produção;
Disponibilidade.

Com a ajuda do Software MES, a empresa consegue estabelecer um controle mais inteligente desses fatores, aumentando consideravelmente a produtividade, sem a necessidade de contratação de mais mão-de-obra, compra de novos equipamentos e matéria-prima. Através desse controle, é possível fazer mais com os recursos que a empresa já tem disponíveis.

Redução de custos

Ao estabelecer um acompanhamento mais inteligente de todas as etapas produtivas, os gestores conseguem visualizar melhor como a empresa funciona. Com isso, também é possível identificar gargalos produtivos e determinar onde e como as perdas acontecem. Utilizando o Software MES, toda a movimentação de matéria-prima pode ser controlada e rastreada, assim como o consumo do maquinário.

Nesse aspecto, são consideradas as perdas:

Comuns: relacionadas às perdas que são consideradas inevitáveis, que podem ser previstas e incluídas na formação de preço do produto final.
Não conformes: essas são as perdas que não são previstas, que decorrem da quebra de equipamentos, erros e acidentes durante as etapas produtivas. Nesse caso, por impactarem a rentabilidade do negócio, os custos decorrentes desse tipo de perda devem ser considerados como despesas operacionais.

Melhor controle de paradas

Com a utilização de um Sistema MES, os gestores conseguem obter dados mais assertivos e realistas de OEE, que é um dos KPIs mais importantes dentro da indústria. Com isso, a empresa terá informações valiosas para a continuidade e melhoria dos processos, como: a disponibilidade das máquinas, tempo necessário para a produção, quantidade de produtos manufaturados sem refugo, etc.

Dentro do ambiente industrial, o Software MES representa muito mais do que um recurso de apontamento de produção. Através dele, é possível otimizar todas as etapas produtivas e garantir ainda mais produtividade para o seu negócio ser mais competitivo.