O setor da indústria plástica é um mercado muito competitivo. Muitas empresas procuram otimizar suas produções, tornando as mais eficientes. Uma das formas mais eficazes e usadas no chão de fábrica é a organização automática do processo produtivo.
O uso da organização automática do processo produtivo, também conhecido como apontamento automático de produção possibilita que o gestor identifique falhas e desperdícios durante todas as etapas dos procedimentos da fábrica.
O que é a organização automática do processo produtivo?
A organização automática do processo produtivo é uma metodologia que visa a melhora contínua da produção, registrando, mapeando e rastreando todas as etapas do chão de fábrica. Com isso, é possível identificar e reduzir os mínimos erros durante o processo produtivo na indústria plástica, diminuir custos, desperdícios, aumentar a produtividade e facilitar a tomada de decisões.
Todas as etapas do processo produtivo devem ser monitoradas para que a coleta e o armazenamento dos dados sejam feitos de maneira precisa. Mesmo sendo um desafio em razão dos diferentes setores, processos e atividades, o gestor precisa assumir o controle da produção. Para isso, a organização automática do processo produtivo é extremamente necessária.
Leia também: Análise de dados produtivos na indústria, como eles melhoram a produção
A importância da organização automática do processo produtivo
Implantar a organização automática do processo produtivo na indústria plástica pode transformar o ambiente corporativo, trazendo ganhos para os colaboradores, gestores, fornecedores e clientes. Muitos gestores utilizam a organização automática como um pilar da gestão da indústria plástica.
A partir dos dados fornecidos em tempo real, o gestor é capaz de:
- Gerenciar estoque;
- Controlar o sistema produtivo;
- Melhorar a rastreabilidade (identificar problemas e falhas na produção);
- Gerenciar custos;
- Programar e reprogramar o processo produtivo.
Como implantar a organização automática do processo produtivo
Para implantar a organização automática do processo produtivo na indústria plástica, o gestor deve levar em consideração as seguintes dicas:
Comunicação interna
Toda metodologia a ser instalada na fábrica, os funcionários precisam tomar conhecimento e estarrecem cientes das novas rotinas.
Treinamento
Invista no treinamento dos seus funcionários. Não basta eles terem o conhecimento, é preciso treinar as novas rotinas para colocar em prática a organização automática do processo produtivo.
Leia também: Software de controle de manutenção industrial, evitando paradas e mantendo a produtividade
Indicadores
Crie um sistema que mensure a produtividade dos seus colabores, utilizando indicadores de produção.
Estabeleça controles de produção
Quando um procedimento da organização automática não está sendo seguido, é fundamental identificá-lo. Para isso, o gestor precisa estabelecer controles de produção. Dessa forma, quando ocorre alguma omissão ou falha na organização automática do processo produtivo, as equipes serão capazes de identificar e corrigir.
Mantenha a equipe motivada
Para que os colaborados se mantenham engajados em seguir o planejamento da produção, é importante criar uma cultura de reconhecimento e recompensa.
Atualize a metodologia
Não bastar apenas implementar uma organização automática do processo produtivo, é importante atualizar e revisar constantemente o que já foi feito. Assim, o gestor pode identificar oportunidades para melhorar o processo produtivo sempre que possível.
A organização automática do processo produtivo na indústria plástica permite a coleta dos dados como: ciclo produtivo, código de parada, tempo de produção, disponibilidade, qualidade, tudo isso em tempo real. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.