Cálculo automático de MTTR

O MTTR é um dos indicadores de performance utilizados nos processos industriais para melhorar a eficiência da indústria. O cálculo automático de MTTR apresenta a eficácia das ações reparadoras.

 

O que é o cálculo automático de MTTR?

O MTTR (Mean Time to repair) é o indicador que mensura o tempo médio para reparar uma máquina, equipamento ou componente específico e devolvê-lo ao status normal de trabalho.

O cálculo automático de MTTR funciona como um indicador de desempenho (KPI) que os gestores utilizam no auxílio do controle de produção, pois mensura a manutenção de peças e equipamentos. Esse tempo inclui o período de notificação inicial do erro, envio do equipamento para reparo, diagnóstico, tempo real do reparo, remontagem, calibração, testes e envio de volta para a produção.

O indicador MTTR é o tempo médio que uma correção demora a ser realizada durante uma falha ou eventualidade. Entre outras palavras, é o prazo gasto durante uma intervenção num processo determinado.

 

Como realizar o cálculo automático de MTTR?

O cálculo automático de MTTR é a divisão do tempo real necessário para manutenção ou reparo pela quantidade total de reparos ou falhas, dentro de um período determinado. Quanto menor for o número do MTTR, maior é qualidade do equipamento e mais eficiente é o setor da manutenção.

A fórmula do cálculo automático de MTTR é:

MTTR = (tempo total de reparo) / quantidade de falhas

Por exemplo, se um equipamento teve 3 falhas durante as 24 de horas de produção e precisou dos seguintes tempos para reparo:

1ª falha – 30 minutos

2ª falha – 1 hora

3ª falha – 2 horas

Temos:

MTTR = (30+60+120) / 3

É importante converter todos os números para uma mesma medida.

MTTR = 90/3

Temos:

MTTR = 70 minutos ou 1h10minutos

Isso significa que o tempo médio de reparo para esse equipamento é de 70 minutos.

 

Mesmo não existindo um número ideal, uma vez que cada equipamento, máquina ou indústria tem suas peculiaridades, o cálculo automático de MTTR pode atestar a eficiência dos serviços da equipe de manutenção, bem como a qualidade das máquinas e componentes.

 

Como melhorar o MTTR?

Você sabia que quase 80% do tempo do MTTR é gasto com o diagnóstico da falha? Se algumas atividades da manutenção forem alteradas, é possível melhorar o cálculo automático de MTTR. Confira algumas:

Mantenha o controle

Mantenha o controle de todas as manutenções e reparos. Documente tudo e inclua num banco de dados: horários, ordens de serviço e rotas. Com esse controle, é possível modificar os processos, tornando-os mais eficientes e rápidos.

Estabeleça um CCM

Muitas indústrias instalam o CCM – Conselho Consultivo de Mudanças, formado por um grupo de pessoas da área de TI e segurança, para analisar e garantir que qualquer modificação nos processos produtivos seja necessária e segura.

Com isso, os processos de manutenção preventivas e emergenciais serão mais assertivos.

Acompanhe os dados

Acompanhe mensalmente o MTTR e outros indicadores. Eles indicam a tendência de funcionamento de cada ativo. No caso de alterações, o gestor pode rever suas decisões no planejamento e manutenção.

 

Quer saber como instalar o cálculo automático de MTTR na sua indústria? Fale com nossos consultores.