Software de controle de produção industrial, como ele vai alavancar a produtividade?

Cada vez mais, a tecnologia está presente no dia a dia da produção industrial. E os gestores já perceberam os resultados que esse avanço tecnológico proporciona às empresas. O investimento em um software de controle de produção industrial tem contribuído muito para a melhoria dos processos e o aumento da produtividade.

Esse recurso revoluciona a maneira de administrar a indústria, pois integra todos os setores da empresa, facilita a execução de tarefas e contribui para uma melhor coleta e distribuição de dados e informações.

É fundamental que o gestor esteja atento ao planejamento e controle de todos os processos da industria ou empresa.

Dessa forma, será possível reduzir os custos envolvidos em toda cadeia produtiva, e por consequência, aumento da eficácia os produtos que estão sendo produzidos.

 

Benefícios do software de controle de produção industrial

Para manter a alta competitividade num cenário de grande concorrência, as indústrias precisam buscar, implantar e fortalecer soluções inovadoras tecnológicas, com o intuito de melhorar a performance da empresa.

Por meio do software de controle de produção industrial, é possível integrar pessoas, processos e máquinas, automatizar rotinas e evitar retrabalhos. Dessa forma, são criadas as fábricas inteligentes, em que é possível prever falhas na produção e adaptar as alterações não planejadas.

O software de controle de produção industrial possui vários benefícios, entre eles:

  • Dados confiáveis;
  • Informações do que acontece na produção em tempo real;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Reduz o tempo de setup;
  • Previne a vida útil das ferramentas;
  • Aumento da produtividade;

 

A produtividade na indústria 

A produtividade na indústria é a relação positiva e lucrativa entre os resultados objetivos (serviços prestados, materiais produzidos, etc) e os recursos disponíveis (tempo, insumos, etc). A produtividade é a medida da produção pelo tempo, além da mão de obra dos colaboradores para obtê-la.

A tecnologia entrou na produção industrial para melhorar a competividade da empresa e potencializar a produtividade.

Não importa qual é o tipo de atividade da indústria, sua estrutura e seu diferencial mercadológico. Para a empresa ser bem-sucedida, ela precisa dispor de um sistema de controle de produção para controlar, automatizar e organizar os processos. Dessa forma, os resultados serão mensurados de forma constante e transparente. E a produtividade terá um incremento de maneira significativa e lucrativa.

A importância de um software de controle de produção industrial

Um dos principais softwares usados na indústria é o ERP – Entreprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial. O ERP é um software que facilita toda a organização das indústrias e auxilia no acompanhamento de todo processo produtivo. Ele contribui para que o gestor tome decisões seguras, e por consequência, haja aumento a produtividade.

Na prática, com o software ERP selecionado para o seu nicho de indústria, o gestor conseguirá:

  • Cadastrar dos processos;
  • Registrar a composição dos produtos vendidos (ficha técnica, fórmula, receita, matéria-prima, embalagens, observações, etc);
  • Receber pedidos de venda;
  • Verificar o estoque dos produtos e materiais e insumos;
  • Calcular a quantidade de produtos a serem fabricados;
  • Integrar vários setores da indústria
  • Emitir relatório de IQF – Índice de Qualidade do Fornecedor.

 

Todos os esses recursos tornam mais rápidos o descobrimento e a resolução de problemas, além de reduzir as altas taxas de retrabalho, que ocorrem usualmente nas indústrias.

Além disso, atualmente o ERP pode ser gerido todo, via web. Entre outras palavras, todos os dados ficam “na nuvem”, bastando apenas uma conexão com a internet.

Existem softwares “satélites” que se integram ao ERP e ajudam a melhorar ainda mais os processos, um deles é o Vedois OEE.

Para se manterem competitivas e com resultados expressivos, as indústrias devem apostar em softwares de controle de produção industrial para controlar, integrar e gerenciar todas as suas operações.

Para combater o retrabalho e alavancar a produtividade do seu negócio, contate a Vedois. A empresa oferece soluções de software para otimizar o dia-a-dia nos processos de cada empresa. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.