Sistema automático de apontamento de produção para chão de fábrica

Em um cenário onde a concorrência está cada vez mais acirrada, contar com uma ferramenta que potencialize a produtividade e acelere os processos faz toda diferença. O sistema automático de apontamento de produção é uma alternativa extremamente eficaz.

O que é o sistema automático de apontamento de produção?

Entre tantos e tantos novos conceitos, aparece uma ferramenta capaz de otimizar a produtividade no chão de fábrica. O sistema de apontamento é um diferencial para qualquer indústria ou fábrica que deseje incrementar ainda mais a sua lucratividade.

A melhora continua dos processos é fruto das suas funções de mapeamento e rastreamento. Estas ações são empreendidas tanto em termos de produtos quanto no que tange às falhas.

O sistema de apontamento visa controlar a forma como o produto está sendo produzido e assim, constatar que os procedimentos operacionais vão ao encontro das necessidades da empresa.

Feito de maneira automática, o apontamento é uma ferramenta fantástica para potencializar o processo de tomada de decisão eficiente. Desta forma, consegue-se diminuir os desperdícios e as falhas no chão de fábrica.

Mas afinal, qual é a metodologia envolvida no sistema? O apontamento inclui a busca, coleta e registro de informações no chão de fábrica. Antigamente, o método mais utilizado na hora de coletar as informações era o manual.

Inclusive, pode-se dizer que ainda há empresas que preferem esta modalidade, haja vista que aproveitam o momento para otimizar a comunicação com os colaboradores.

Apontamento manual: Conheça esta técnica e veja por que a automação é mais segura

Muitas fábricas de pequeno, médio e grande porte optam por investir nesta forma de apontamento. Os motivos são diversos, no entanto, os mais relevantes são:

  • Não exige níveis sofisticados de automação;
  • Não demanda muito investimento em termos de automação industrial e informática;
  • Permite a troca de informação seguindo uma perspectiva vertical (estratégica-operacional);

Embora as razões pelas quais adotá-la são numerosos, há também algumas questões que devem ser ponderadas:

  • Depende dos colaboradores e do nível de conhecimento;
  • Ocorre certo viés de opinião, ou seja, há subjetividade, uma vez que diferentes pessoas podem entender as informações de diversas maneiras;

As questões citadas acima são relevantes, contudo, há possibilidade de amenizá-las.

A capacitação, o treinamento da equipe focada no sistema de apontamento de produção é indispensável para diminuir a subjetividade no julgamento.

Mesmo que a realização de treinamentos seja uma proposta interessante, há uma alternativa muito mais efetiva: o apontamento automático.

Conheça o sistema automático de apontamento de produção

Se fosse preciso citar apenas uma razão pela qual o apontamento automático é o mais indicado poderia ser mencionada a confiabilidade. O uso de instrumentos tais como balanças, câmeras e sensores é imprescindível quando se pensa em coletar informações idôneas no chão de fábrica.

Quando esses dados são coletados corretamente e as informações obtidas são reais, elas ocasionam maior assertividade na tomada de decisão. Isso porque a equipe de planejamento e controle de produção pode potencializar a definição de metas de eficiência.

Benefícios do uso do sistema automático de apontamento de produção

Lançar mão de uma alternativa automatizada é indispensável para quem precisa contar com informações precisas. Sem dúvida, esta é uma demanda da maior parte das empresas (para não dizer de todas as organizações).

No que concerne aos benefícios, veja a seguir quais são as principais vantagens de contar com este tipo de sistema:

Rastreabilidade na linha de produção

A rastreabilidade conferida pelo sistema automático de apontamento de produção permite verificar a existência de falhas, problemas na matéria prima. Como consequência, é possível fazer cobranças aos fornecedores, caso exista alguma avaria nos insumos. Também é possível evitar a utilização de esse tipo de matéria-prima danificada.

Controle das perdas

Mediante o uso do apontamento automático pode-se verificar quantas perdas houveram tanto em termos de matéria-prima quanto em termos de produtos acabados.

Além disso, este sistema possibilita saber o tempo de indisponibilidade dos equipamentos e os motivos pelos quais esses não operaram corretamente.

Se você está à procura de uma ótima alternativa de sistema automático de apontamento de produção, opte por uma parceira de qualidade.

A Vedois oferece soluções de software e hardware para otimizar o dia a dia nos processos de cada empresa. Entre em contato para saber mais!