Importância do monitoramento de produção na indústria 4.0

Ao longo dos anos, o cenário industrial vem sendo conquistado pelas novidades da tecnologia. São inúmeros os equipamentos e máquinas que possibilitam a melhora do controle das operações. Em especial, este avanço tem originado uma nova perspectiva de indústria: Indústria 4.0.

Nesse quesito, contar com um adequado monitoramento de produção na indústria 4.0 é um diferencial e tanto.

Indiscutivelmente, a evolução tecnológica tem afetado diretamente a forma como as fábricas e as indústrias operam.

Entenda o que é Indústria 4.0

Muitos gestores sentem certa dificuldade em lidar com as novidades tecnológicas, principalmente aqueles profissionais que trabalham em setores como o financeiro. Em termos gerais, a indústria 4.0 pode ser definida como uma tendência que estimula a produtividade através da eficiência, autonomia e customização dos processos.

Uma das suas características fundamentais é que abrange uma série de inovações na área da tecnologia voltada às áreas da TI, controle e automação nos processos de manufatura.

Sobre o seu embasamento, a Indústria 4.0 está apoiada em nove tecnologias fundamentais:

  1. Manufatura aditiva
  2. Robôs Automatizados
  3. Simulação
  4. Internet direcionada à indústria
  5. Analytics e Big Data
  6. Segurança cibernética
  7. Cloud Computing
  8. Realidade Aumentada
  9. Integração vertical e horizontal de sistemas

Tendo em vista os componentes que validam o novo conceito e o principal objetivo da Indústria 4.0, vale a pena compreender qual a relevância de um controle adequado das operações.

Monitoramento de produção na Indústria 4.0: Controle de produção

As frequentes mudanças no mercado têm ocasionado que as empresas já não possam contar unicamente com ferramentas simples de produção.

Hoje em dia, é preciso fazer a diferença e uma das melhores formas de fazer isso é através da realização de processos mais flexíveis, ágeis e com custos reduzidos. Inclusive, os avanços na tecnologia têm ocasionado mudanças tanto na forma como as pessoas atuam dentro das empresas quanto nas tarefas que realizam.

Assim, efetuar uma boa gestão dos procedimentos e das tarefas delegadas aos colaboradores é indispensável para que os resultados sejam, de fato, positivos e se destaquem dos alcançados pela concorrência.

Um dos principais motivos pelos quais a Indústria 4.0 surgiu no mercado é a intenção de garantir uma integração mais facilitada dos sistemas. Como consequência, podem-se usar determinadas tecnologias acordes aos processos de produção.

De uma forma mais simples, a gestão da indústria 4.0 pode ser vista como um conjunto de tecnologias e sistemas de produção, monitoramento e diagnóstico de produção.

No que tange à parte de monitoramento, o cuidado com os processos reduz as chances de retrabalho, reduz custos desnecessários, diminui erros na produção e favorece a lucratividade.

Para ter um controle objetivo dos processos envolvidos no chão de fábrica, é importante utilizar um software confiável. Isto é, é fundamental contar com um programa que proporcione informações valiosas sobre o que acontece durante as operações.

Benefícios do monitoramento de produção na indústria 4.0

Conforme visto, efetuar o correto monitoramento dos processos proporciona vários diferenciais para a empresa. Conheça alguns dos principais benefícios relacionados ao controle tecnológico das operações:

Qualidade das informações

Um dos aspectos essenciais do monitoramento na indústria 4.0 é que ele fornece informações assertivas caso os procedimentos não estejam corretos ou os produtos tenham falhas. Nada passa pelo controle: itens danificados, matéria-prima escassa, problemas no chão de fábrica, etc.

Qualidade dos produtos finais

Sobre isso, é importante ressaltar que o devido cuidado com os processos potencializa as chances de fabricar produtos sem avarias, ou seja, aumenta a qualidade dos produtos.

Potencializa produtividade

No que tange ao pessoal que trabalha na produção, a gestão eficiente e o monitoramento do trabalho evitam o aparecimento de problemas graves nas máquinas. Isso porque monitorar os processos assim como os equipamentos onde ocorrem permite detectar falhas rapidamente e assim, tomar providências de forma precoce.

Diminuição de custos

Ao monitorar os processos da indústria 4.0 é possível diminuir custos. Este benefício está atrelado com todos os aspectos citados anteriormente neste tópico.

O cuidado adequado dos recursos usados e nos procedimentos realizados reduz o retrabalho. O uso indiscriminado de máquinas, quebra de equipamentos, entre outros fatores que interfiram nos custos.

Quer saber mais informações sobre a indústria 4.0 e novidades da área? A Vedois oferece soluções de software e hardware para otimizar o dia a dia nos processos de cada empresa. Entre em contato para saber mais!