Sistema de apontamento digital de produção para a indústria, quais os benefícios?

Para garantir que o trabalho do próximo período seja tão efetivo quanto o realizado anteriormente, e até mesmo para implementar ações de melhoria de forma a obter uma maior produtividade, é muito importante que a empresa encontre ferramentas adequadas. Buscando garantir resultados superiores, optar por um sistema de apontamento digital de produção é uma alternativa estratégica e eficiente.

A troca de informações entre todas as áreas relacionadas ao processo produtivo da indústria é essencial para resultados melhores. Um sistema de apontamento digital de produção ajuda a garantir inúmeros benefícios para um negócio, principalmente quanto à eficiência e a redução de custos.

Para te explicar melhor, confira as vantagens dessa tecnologia aplicada à gestão industrial a seguir de forma mais detalhada:

Saiba tudo que está acontecendo nos processos produtivos com o sistema de apontamento digital

Os processos produtivos dentro da indústria envolvem uma série de etapas que devem funcionar adequadamente, de forma a entregar os resultados esperados. Contudo, cada etapa produz uma quantidade de dados e informações de maneira isolada, o que pode dificultar a gestão. Quando é realizado o apontamento de produção por meio de um sistema MES, que acontece em tempo real, é possível ter acesso à diversas informações, como:

– Quais as ordens que já estão sendo produzidas;
– Em qual etapa produtiva está em cada uma delas;
– Quantidades realizadas, pendentes, refugos;
– Ordens planejadas;
– Quantidade e motivos de paradas (visando uma maior disponibilidade de máquina);
– Entre outros.

Com todas essas informações consolidadas em apenas um ambiente, os gestores conseguem ter uma visão mais clara e abrangente de tudo que está acontecendo na indústria. Isso sem que seja necessário se deslocar entre os ambientes, pois todos os dados estão acessíveis via web e em tempo real.

Conhecer quanto cada colaborador produz

Acompanhando os processos produtivos em todas as suas etapas, através de um sistema de apontamento digital de produção, os gestores também podem saber a eficiência de cada um dos operadores dentro da empresa. Para uma gestão estratégica, conhecer quanto colaborador ou turno produz é essencial, pois assim é possível reduzir o custo de horas extras e saber quais operadores estão comprometidos com as metas produtivas.

Identificar problemas em tempo real

Para garantir que a empresa consiga entregar cada vez mais produtividade e garanta a lucratividade esperada, é muito importante implementar ações corretivas na incidência de algum problema. Ordens em atraso, problemas técnicos, paradas não esperadas… Tudo isso pode ser identificado imediatamente e as devidas medidas podem ser tomadas, de forma a reduzir o impacto na produtividade.

Quando problemas acontecem, é necessário que a gestão tenha ferramentas eficientes para localizar a origem da interrupção e tomar decisões assertivas quanto à resolução. Através de um sistema MES de apontamento automático de produção, essas interrupções são identificadas assim que acontecem, reduzindo o tempo de indisponibilidade e garantindo uma maior lucratividade no negócio.

O sistema de apontamento digital de produção ajuda a equipe de gestores a ter um maior controle sobre tudo que acontece em todas as etapas produtivas, e entrega informações reais sobre a produtividade da indústria. A consolidação desses dados é parte essencial do planejamento estratégico da indústria, pois é somente através de dados reais sobre a produção, que é possível determinar ações de melhoria para aumentar a produtividade e trazer mais rentabilidade para o negócio.