A manufatura avançada é o momento atual que indústria vive. Também conhecida como indústria 4.0, a manufatura avançada é considerada a quarta revolução industrial.
Essa nova etapa otimiza os processos de produção, apresentado novas tecnologias, sem a necessidade de investir capital excessivo.
Ao unir inovações tecnológicas, controle, áreas de informação, automação, a manufatura avançada assegura que vai impactar de forma positiva a economia nos diversos segmentos industriais: agronegócio, têxtil, metalurgia, entre outros. Os sistemas de controle de produção industrial estão diretamente ligados a todos estes conceitos.
O que é a manufatura avançada
A manufatura avançada é a inserção da inteligência artificial nas fases operacionais dos processos de fabricação. Os equipamentos são capazes de decidir quando começam a produção e quando param, para definir a cadeia das operações e reduzir o consumo de energia.
Essa transformação abrangente e profunda, vai afetar diretamente a maneira que os operadores e colaboradores serão orientados para atender à demanda nos próximos anos.
Princípios da manufatura avançada
Para definir a sistemática da implantação e desenvolvimento da manufatura avançada para produzir de forma inteligente nas próximas décadas, são utilizados 5 princípios:
Modularidade
Produção conforme demanda de módulos, acoplamento, desacoplamento e flexibilização em alterar as atividades dos equipamentos.
Capacidade da operação em tempo real
Aquisição e tratamento de dados de forma quase imediata, garantindo a tomada de decisão em tempo real.
Descentralização
O equipamento vai além de receber comandos, ele também fornecer dados e informações durante todo o ciclo de trabalho. Através dos programas cyber-físicos, os módulos da indústria serão executados de maneira descentralizada. Isso garante um aprimoramento dos processos de produção.
Virtualização
A manufatura avançada deseja ter uma cópia digital das indústrias inteligentes, para que o gestor monitore e rastreie todos os processos remotamente.
Orientação de serviços
Utilização de programas voltados para serviços, unindo ao conceito de internet of services.
A Importância da tecnologia na indústria
A manufatura avançada engloba todas as fases da cadeia de valor, dependendo da tecnologia de informação para promover a integração de todas as atividades de produção. Dessa forma, a empresa terá uma operação mais perfeita e eficiente.
A tecnologia na manufatura avançada envolve três classes:
- Organização efetiva
- Produção inteligente
- Produção eficiente
A organização efetiva refere-se a toda exploração dos recursos intelectuais e físicos da produção, como a sua coordenação eficiente.
Já a produção eficiente engloba toda parte de engenharia, simulação, técnicas de controle, design, modelagem computacional e física, rápida prototipagem, técnicas de fundição, junção de precisão e outras tecnologias avançadas de produção. Por exemplo, para melhorar os índices de eficiência, utiliza-se um Software de OEE que vai controlar todos os aspectos do processo industrial.
A produção inteligente trata das linhas inteligentes de produção, equipamentos, implementação de sistemas, monitoramento, reparo e manutenção em todos os sistemas de logística.
É extremamente fundamental investir em softwares e máquinas tecnológicas para avançar nessa nova indústria e aumentar a produtividade. Máquinas que permitem integração com os dispositivos móveis, reduzem custos, aprimoram a produção autônoma, otimizam processos. Tudo isso sem a necessidade da intervenção humana, por que a toda a essa produção inteligente conversa entre si.
Os pilares da manufatura avançada
Os pilares da manufatura avançada são aliados às tecnologias desenvolvidas em diversas áreas como engenharia e informação. Os principais são:
Big Data Analytics
Estrutura de dados extensa e complexa, que utiliza meios novos para capturar, gerenciar e analisar as informações relevantes como cloud (dados/nuvem por demanda), comunidade (compartilhar informações), conexão (rede industrial e sensores), customização (personalização e valores) e conteúdo.
Internet das coisas
Conexão em rede de veículos, ambientes, objetos físicos, equipamentos, por meio de dispositivos móveis e sistemas eletrônicos, que permite a coleta e troca de dados. São sistemas cyber físicos.
Segurança
A segurança e força dos sistemas de informação. Falhas de transmissão, erros de comunicação entre os equipamentos podem causar transtornos na linha de produção. É fundamental proteger toda a conectividade que envolve a tecnologia contida nos arquivos e processos.
A manufatura avançada e os impactos na indústria
A manufatura avançada vai mudar de forma substancial todo processo de produção, desde a origem do produto até o recebimento pelo cliente.
Os equipamentos serão programados para desenvolver mercadorias a partir do zero, conforme a necessidade específica de cada cliente.
Um dos principais impactos que a indústria vai observar é a criação de novos modelos de negócios, fazendo com que o mercado mude completamente. As fábricas inteligentes vão otimizar muitos empreendimentos.
Os profissionais deverão se adaptar e ser capacitados de forma multidisciplinar para compreender toda a variação tecnológica dessas fábricas. Menor custo de contratação, pois os trabalhos manuais serão substituídos pela automação repetitiva.
Outro impacto é o desenvolvimento, pesquisa e evolução constante da segurança em tecnologia da informação que vai proporcionar maior adaptação das indústrias a esse novo modelo.
Quer aplicar o conceito de manufatura avançada de forma prática e altamente eficiente em sua indústria? Entre em contato com a equipe da Vedois, através do formulário abaixo!