A produção planejada é um processo que ajuda a indústria plástica a gerenciar sua produção. Com ela, a indústria é capaz de planejar quanto, quando e onde produzir. Além disso, a produção planejada aponta qual a ordem de produção e verifica se todas as etapas estão sendo realizadas conforme o planejamento.
A indústria plástica tem grande relevância na economia brasileira. Ela é o 4º setor que mais emprega no Brasil, com aproximadamente 13 mil indústrias em todo país. A indústria plástica emprega quase 350 mil pessoas e fatura anualmente em torno de R$ 63 bilhões. Os números são vultuosos, uma vez que o plástico está presente em diferentes tipos de materiais: carros, eletrônicos, embalagens, eletrodomésticos, sacolas, etc. Diante dessa concorrência, é necessário se destacar por meio de uma produção planejada.
A produção planejada na indústria plástica é feita por meio do software PCP (Planejamento e Controle de Produção) que permite manter a empresa mais competitiva e com produtos com melhor qualidade.
Benefícios da produção planejada
A produção planejada na indústria plástica traz vários benefícios para empresa. Os principais são:
- Organização dos cronogramas de produção;
- Planejamento e controle da produção de maneira eficiente;
- Otimização da capacidade produtiva da indústria plástica;
- Organização e disponibilidade das matérias primas durante a produção;
- Redução do tempo ocioso;
- Contribuição para reduzir os custos no inventário;
- Melhora da qualidade dos produtos fabricados;
- Aprimoramento do fluxo de materiais na linha de produção;
- Otimização do tempo de produção para manter um nível ideal;
- Auxílio nas tomadas de decisões de maneira mais assertiva;
- Manutenção do nível de estoque em nível ideal;
- Melhora da produtividade dos funcionários;
- Redução dos custos operacionais da indústria;
- Otimização da produtividade dos equipamentos e máquinas;
- Redução de perdas e desperdícios na linha de produção;
- Monitoramento e controle do desempenho da produção.
Etapas da produção planejada
Para implementar o PCP e instalar uma produção planejada na indústria plástica, o gestor deve seguir as seguintes etapas:
Etapa 1 – Previsão da demanda
Em primeiro lugar, é necessário estimar o volume de demanda/vendas para um determinado período. Com isso, o gestor pode ajudar a quantidade de materiais, produção e pessoas. Essa previsão deve ser realizada para curto, médio e longo prazo.
Etapa 2 – Adequação da capacidade produtiva
Após a previsão da demanda, o gestor precisa adequar a capacidade produtiva da sua indústria. A quantidade de pessoas é suficiente ou será necessário contratar mais e adquirir mais equipamentos? Será preciso reduzir? Essas questões devem ser respondidas.
Etapa 3 – Estabelecimento de uma estratégia de produção
Determine a melhor estratégia de produção e revise todo mês. Esse planejamento precisa conter dados como: contratos com fornecedores e área da logística, volume da produção mensal e estoque, contratação e demissão de funcionários, incluindo horas extras.
Etapa 4 – Planos de produção
Estabeleça planos de produção a curto prazo para atender a demanda no determinado período, produzindo a quantia certa, no momento certo.
Etapa 5 – Programação detalhada
É a etapa da gestão propriamente dita do chão de fábrica, suas tarefas e rotinas. Planeje a quantidade de materiais, organize o estoque, defina lote para os produtos e a sequência da ordem de pedidos e estabeleça o padrão de produção.
Etapa 6 – Controle da produção
Nesta etapa, o gestor e sua equipe devem analisar e mensurar os dados informados pelo PCP. Dessa forma, é possível identificar falhas e problemas, fazer ajustes e melhorar os processos.
Quer saber mais sobra a produção planejada na indústria plástica? Fale com nossos consultores.