fbpx
Redução de custos de produção industrial como obter sucesso

Retomada da indústria, chegou a hora de otimizar a produção

Aos poucos, a indústria tenta retomar sua produção para amenizar os prejuízos causados pelo Covid-19. Durante a pandemia, o setor industrial precisou se adaptar a uma série de protocolos e restrições. Além da distribuição de álcool gel para funcionários e máscaras, muitas fábricas precisam alterar suas linhas de produção para distanciar os colaboradores. Todas essas mudanças influenciaram a rotina das pequenas, médias e grandes indústrias.

Com a retomada lenta da economia, os gestores do setor industrial precisam criar medidas para aumentar a produtividade. Uma dessas maneiras é a otimização da produção. A Indústria 4.0 proporciona diversas ferramentas para otimizar o processo produtivo e a gestão de recursos.

 

Dicas para otimizar a produção

A produção depende de vários fatores: disponibilidade de máquinas e matérias primas, gerenciamento de estoque, produtividade de funcionários, entre outros. Para retomar o crescimento, as indústrias precisam otimizar a produção. Com base nisso, confira as dicas abaixo:

Dica 1 – Integre os sistemas

É fundamental integrar todos os sistemas. Cada setor deve saber o que a outra área está fazendo. Dessa forma, o processo produtivo se torna mais visível e rápido. Ao integrar os processos, é possível prever se haverá falta de matéria prima, se as ordens de pedidos aumentaram, etc.

A ferramenta ERP (Enterprise Resource Planning) é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial usado pelas indústrias criar um fluxo de trabalho mais confiável e eficiente, e auxilia na redução dos erros operacionais.

Dica 2 – Estabeleça metas

Trabalhar sem nenhum objetivo é desperdiçar recursos e materiais. Mas não basta apenas estabelecer um número. Se a meta foi muito alta, os colaboradores ficarão frustrados, e isso vai refletir numa redução do desempenho. Metas muitas baixas impedem o crescimento da indústria.

Pensando nisso, o sistema ERP é capaz de estabelecer metas com base nos dados registrados de produção.

Dica 3 – Capacite a sua equipe

É evidente que a indústria depende dos seus processos, sistemas e máquinas. No entanto, são os colaboradores que mantém o processo produtivo. Pensando nisso, é importante capacitar a equipe, com cursos profissionalizantes e especializações. Se a indústria busca retomada e excelência nos resultados, precisa investir nos seus funcionários.

Dica 4 – Gerencie seus recursos

Também é fundamental gerenciar os recursos. Ter excesso de matéria-prima vai demandar alto investimento em estocagem. Os sistemas precisam gerar relatórios sobre quando e quanto produzir. A partir daí, o gestor ajusta seus estoques tanto de matérias primas, quanto dos produtos finalizados, para atender as demandas.

Organize seu estoque por classificação e código de barra. A produção se torna mais eficiente quando o estoque é organizado.

Dica 5 – Previna falhas potenciais

Uma manutenção corretiva custa muito mais caro a produção do que manutenções preventivas. Com um planejamento correto, é possível corrigir falhas potenciais e erros por meio de uma manutenção preventiva.

Dessa forma, o gestor é capaz de controlar a quantidade de paradas e reduzir o tempo de manutenção. Isso torna o processo produtivo mais otimizado.

 

Quer saber com otimizar sua produção com os softwares da Vedois? Fale com nossos consultores.