fbpx
Otimização dos processos produtivos, com controle automático de produção

Otimização dos processos produtivos, com controle automático de produção

Para melhorar o desempenho das indústrias, é necessário otimizar os processos produtivos. O controle automático de produção é uma ferramenta adotada no chão de fábrica com o objetivo de aprimorar os processos do negócio. Ele é usado para mapear os produtos, identificar problemas e desperdícios, em todas as etapas dos processos produtivos.

Por meio do controle automático de produção, há menos falhas e o gestor tem uma visão macro de todo processo industrial, o que permite tomar decisão com mais eficácia e assertividade.

 

O que é o controle automático de produção?

O controle automático de produção é uma ferramenta que registra o percurso que um item faz dentro de toda linha de produção fabril. Esse método registra do início ao fim da produção e aponta todas as ocorrências indesejadas.

Leia também: Programa de solução MES para indústrias 4.0

 

Todos os equipamentos como balanças automáticas, sensores, câmeras e maquinários são voltados para a automação, ou seja, coletar dados do chão de fábrica diretamente e enviá-los a equipe de produção, para que o planejamento do processo produtivo seja feito com maior eficiência e otimização.

Controle automático em tempo real

O controle automático de produção repassa em tempo real todos os dados do chão de fábrica para o setor de análise. Toda e qualquer tarefa iniciada no ambiente é registrada, desde o início até o fim. Em geral, as indústrias disponibilizam terminais de controle automático em locais estratégicos. Esses terminais podem ser computadores industriais, notebooks, computadores tradicionais e até tablets.

Essa ferramenta calcula a duração de uma atividade, e compara o momento de início até o fim da produção. Para implementar o controle automático de produção, os gestores devem ter o controle total dos processos produtivos. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e corrigi-los o quanto antes.

Além disso, é fundamental que toda equipe seja envolvida, gerentes, supervisores e colaboradores. Informe a todos de forma clara, como o novo sistema irá atuar e de que forma o sistema vai automatizar a produção, processando as informações e economizando o tempo de todos.

A introdução do controle automático de produção na sua indústria demanda que sua equipe seja treinada. Através de ações específicas e cursos, todos os colaboradores envolvidos no chão de fábrica devem estar familiarizados com a ferramenta.

Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria

Como o controle automático otimiza os processos produtivos?

Os processos produtivos são melhorados com a inserção do controle automático de produção. Com essa ferramenta, é possível otimizar os processos produtivos, uma vez que o gestor será capaz de acompanhar tudo que está sendo produzido na indústria em tempo real. O gestor pode acompanhar se o que foi planejado está sendo realmente produzido, ou se há alguma falha ou gargalo.

Além disso, por meio de um sistema integrado, é possível controlar o estoque de matérias-primas e de mercadorias, evitando desperdícios. Dessa forma, é possível rastrear a quantidade exata de matérias primas que precisam ser reservadas para atender determinado pedido e se haverá necessidade de suprir estoques.

O gestor também pode apurar os custos reais de cada produto e analisar de forma eficiente se não há prejuízos para indústria. Ao aplicar o controle automático de produção na sua indústria, você vai otimizar processos produtivos e economizar custos. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Fale com nossos consultores.