fbpx
Como evitar paradas de máquinas, que afetam a produtividade na indústria

Como evitar paradas de máquinas, que afetam a produtividade na indústria?

As paradas de máquinas na indústria podem ter diversas causas: falta de suporte, manutenção deficiente e uso dos equipamentos de forma inadequada. Essas paradas afetam a produtividade na indústria, prejudicando o andamento dos processos e interferindo na eficiência e no resultado global da produção industrial.

 

 

A consequência dessas paradas é o gargalo da produção industrial e podem gerar perdas substanciais. A perda de um cliente pois sua indústria não conseguiu produzir o produto dentro do prazo estabelecido, até perdas financeiras e de reputação.

 

Leia também: Cálculo automático de MTBF

 

Nesse artigo, veja 5 dicas de como evitar paradas de máquinas que afetam a produtividade:

 

1 – Configure as máquinas corretamente

A configuração de cada máquina deve estar inserida dentro do planejamento de produção industrial. Essa configuração não pode ser alterada sem um planejamento e feita por um colaborador que não tem essa função.

Os parâmetros de cada máquina devem ser estudados previamente para aumentar sua eficiência e evitar paradas não previstas. As configurações devem ser documentadas e padronizadas para reduzir possíveis falhas. Qualquer tipo de mudança na configuração da máquina deve ser feito por um profissional qualificado. Dessa forma, as paradas de máquinas não serão evidenciadas.

 

2- Foque nos gargalos de produção

Numa linha de produção, sempre haverá gargalos. De acordo com a Teoria das Restrições, sempre que um gargalo na indústria é resolvido, outro pode surgir com menor efeito e intensidade nos resultados de produção industrial.

Por meio de KPIs como MTBF e MTTR, é possível acompanhar e gerir as falhas, para que elas não interfiram na velocidade de produção e nos resultados finais.

Os gargalos precisam ser monitorados e mensurados de perto, para que as paradas de máquinas não sejam solucionadas em tempo hábil e reduzam a produtividade.

 

3 – Utilize equipamentos adequados

A utilização adequada dos equipamentos evita gargalos e outros problemas que podem causar paradas de máquina. Grande parte das máquinas originais são testadas rigorosamente sob condições adversas.

Dentro do prazo de garantia, as indústrias têm seus gastos com manutenção reduzidos. Após esse período, é importante contar com um suporte especializado e o planejamento de manutenção preventiva, para reduzir as paradas de máquinas.

 

Leia também: Máquina parada por quebra? Faça um planejamento de manutenção industrial preventiva

 

4 – Mantenha suporte especializado

Para manter maior tempo de vida útil das máquinas, sua empresa deve manter um relacionamento próximo com os fabricantes e fornecedores. Há muitos fabricantes que disponibilizam suporte especializado e as fábricas não aproveitam preventivamente.

Esses profissionais capacitados são capazes para solucionar dúvidas e problemas eminentes durante o processo industrial.

 

5 – Faça manutenção preventiva

Prever possíveis falhas e gargalos na produção industrial é uma vantagem competitiva. A manutenção preventiva minimiza a probabilidade das paradas de máquinas não programadas. Além de realizar ajustes pontuais e melhorar a conservação dos equipamentos, a manutenção preventiva segue um cronograma de execução rigoroso.

A manutenção preventiva gera uma grande quantidade de dados que ajudam a prever a vida útil dos componentes das máquinas e o tempo de desgaste. Além disso, ela oferece diversos benefícios como:

  • Garantia de maior disponibilidade das máquinas;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos de manutenção;
  • Minimização de paradas, desmontagens e danos com paradas e inspeções repentinos;
  • Maior aproveitamento dos componentes;
  • Redução de manutenções não planejadas.

A coleta e análise de dados de cada máquina ocorre durante seu uso, onde são registrados movimentos, vibrações, pressões, temperaturas, tempo de produção, entre outras funcionalidades.

Precisa atualizar seus equipamentos e evitar paradas de máquinas na sua indústria, fale com nossos consultores e conheça nossas soluções.