Programa de solução MES para indústrias 4.0

A solução MES para indústrias 4.0 melhora o processo produtivo. O MES executa essa melhoria usando 5 das 9 tecnologias mapeadas no novo modelo da indústria.

A implantação do programa de solução MES para indústrias 4.0 organiza, concentra e distribui dados da manufatura que melhoram a disponibilidade, a qualidade e a produtividade industrial.

A importância da solução MES

O MES (Manufacturing Execution Systems) é o termo usado instaurar softwares voltados na gestão das tarefas de produção, que estabelece uma ligação direta entre a equipe e o planejamento.

Esses softwares produzem informações específicas em tempo real que ajudam os gestores a otimizar todas as etapas de produção, desde a emissão de uma ordem de pedido até a entrega dos produtos.

Além de utilizar várias tecnologias da indústria 4.0, a solução MES é capaz de integrar o sistema específico da linha de produção ao ERP (Enterprise Resource Planning). Pensando nisso, muitas indústrias precisam investir em sistemas que apresentam melhorias em geral.

Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria

Como a solução MES se insere na indústria 4.0

A solução MES é ideal para que gestores saibam exatamente o que acontece nas linhas de produção e possam se antecipar a determinadas falhas ou problemas. Assim, será possível efetuar disparos de informações automatizadas que vão melhorar a qualidade, disponibilidade e performance.

Com um software de gerenciamento empresarial, a solução MES pode ser inserida no processo produtivo rapidamente, com baixo impacto e investimento. Por meio da Internet das Coisas (IoT), os dados são coletados e enviados para nuvem de forma segura.

Na nuvem, essas informações ficarão concentradas e serão processadas, utilizando o Big Data. A partir daí, essas informações serão transformadas em dados úteis para integrar sistemas e disparar ações preventivas e corretivas.

Lembrando que todos esses conceitos de IoT, nuvem, integração e Big Data são características usadas na indústria 4.0, alinhadas completamente com a solução MES.

 

Leia também: Sistema MES para indústria para aumentar a produtividade

 

Por que usar MES no processo produtivo industrial

Em busca pela melhoria contínua em disponibilidade, qualidade e produtividade, a solução MES é definida em 3 etapas:

  • Entendimento do processo
  • Mapeamento das ineficiências
  • Tomada de ações

As duas primeiras etapas dependem de informações. A tomada de ações sem essas informações permite que o gestor seja guiado por “achismo”. Consequentemente, pode ocasionar desperdiço de recursos e perdas na produção.

Para que as ações sejam mais assertivas e eficientes, elas precisam ser feitas com base em dados coletados e processados, utilizando as tecnologias já apresentadas da Indústria 4.0.

A fim de obter melhores resultados no processo produtivo industrial, há necessidade de extrair esses dados, processá-los rapidamente e diagnosticar o significado desses dados para direcionar as ações. Neste momento, a indústria deve usar programa de solução MES para controlar o processo produtivo com maior excelência.

 

A solução MES na prática

Na prática, a solução MES deve atingir 6 objetivos para melhorar o processo produtivo:

  1. Digitalização – Eliminar a utilização de planilhas e papeis, afim de concentrar as informações de produção em um único lugar padronizado.
  2. Conectividade – Extrair dados diretamente dos maquinários, incluindo contagem, paradas programadas e não programadas.
  3. Visibilidade – Transformar as informações em tomada das ações que sejam visíveis para todas da indústria.
  4. Transparência – Apresentar o impacto das ações no processo produtivo e a evolução dele através dos indicadores.
  5. Predição – Prever se as metas serão alcançadas e se antecipar aos eventos de falhas e ineficiência.
  6. Adaptabilidade – Após identificar essas eventualidades ou falhas antecipadamente, adotar ações de correção no menor tempo possível para reduzir os impactos negativos.

O programa de solução MES para indústrias 4.0 é fundamental para melhorar os processos produtivos. Quer saber mais? Fale com a Vedois.