Implementação de sistema MES – como ele aumentará a sua produtividade

Traduzido do inglês, MES significa Manufacturing Execution Systems, ou seja: consiste em um sistema de gerenciamento de processos produtivos, que pode ser aplicado na gestão no chão de fábrica. Com a ajuda desse sistema, é possível fazer com que os sistemas de planejamento e de controle funcionem de forma mais integrada e completa. Com isso, a implementação de um sistema MES pode ajudar a sua indústria a aumentar consideravelmente a sua produtividade.

Para entender melhor como isso é possível, primeiramente precisamos compreender como o sistema MES funciona. Através de um monitoramento contínuo, os gestores responsáveis pelos processos produtivos conseguem avaliar o andamento do planejamento e identificar problemas em tempo real. Dessa forma, é possível implementar ações corretivas antes que as falhas impactem a qualidade do produto final ou causem algum prejuízo à empresa.

O sistema MES possui algumas características principais, quais sejam:

– Capacidade híbrida, podendo conversar com hardware e software;
– Pode funcionar em conjunto com os sistemas ERPs para proporcionar uma gestão mais abrangente de todos os processos;
– Pode ser implementado de forma modular.

Quais os benefícios do sistema MES?

As paradas inesperadas podem causar um grande prejuízo para a empresa, prejudicando a sua produtividade e a lucratividade da sua indústria. Com o auxílio do sistema MES, é possível acompanhar o desempenho de todos os processos em tempo real. Essa ferramenta pode aumentar consideravelmente a produtividade da indústria, e trazer benefícios, como:

Acompanhamento do chão de fábrica

Saber tudo que acontece dentro da indústria é essencial para garantir que todos os processos e etapas sejam cumpridos de acordo com o planejamento, e esse é um dos principais benefícios do sistema MES. Através dos seus apontamentos em tempo real, é possível acompanhar a ociosidade das máquinas e dos operadores, as paradas não programadas, o fluxo de matéria-prima, entre outros aspectos.

Redução de custos

Acompanhando a eficiência de cada uma das etapas, o gestor consegue, através do sistema MES, saber os principais pontos de perdas que ocorrem na empresa. Controlando todas as movimentações e consumo de matéria-prima, é possível reduzir os custos de produção e trazer mais rentabilidade para a empresa.

Maior controle de paradas

Mensurar o OEE é imprescindível para trazer mais eficiência aos processos, sendo ele um dos principais indicadores de desempenho do mercado. Esse indicador ajuda a determinar a disponibilidade dos equipamentos para a produção, o tempo necessário para concluir um lote ou uma unidade, a quantidade de produtos fabricados sem a geração de refugos, e muito mais.

Implementando o sistema MES para aumentar a produtividade

A implementação do sistema MES funciona em etapas:

Diagnóstico: o primeiro passo é realizar um diagnóstico completo da indústria, com informações que já são disponibilizadas por outros sistemas de gestão. É importante avaliar, também, quanto a empresa perde financeiramente com perda de dados e gargalos produtivos. Com base nessas informações, fica mais fácil estabelecer quais os pontos de melhoria para aumentar a produtividade.

Implantação: colhida as informações necessárias, é preciso escolher um fornecedor confiável para garantir a qualidade da implementação. Dependendo da necessidade da sua indústria, a implementação pode ser feita em módulos, e assim, mensurada por etapas. É interessante manter uma equipe responsável para garantir o sucesso do projeto.

Testes: para saber se o sistema MES está sendo efetivo, é primordial testar as soluções propostas.

Acompanhamento: com tudo funcionando adequadamente, chegou a a hora de acompanhar os resultados obtidos com o sistema MES, avaliando o seu impacto na redução de paradas, a melhoria na produtividade, a diminuição no desperdício, entre outros.

 

Conte com a Vedois para trazer inovação para a sua empresa!