fbpx

 Estratégias validadas para redução de refugos e peças não conformes 

É natural que em determinados processos dentro da indústria existam problemas com desperdícios, custos a mais e perda de produtividade. No caso de retrabalho, a indústria sofre com a disponibilização extra de mão de obra, desperdício da matéria-prima e consumo de novos materiais. Realizar novamente processos que já foram concluídos é um grande prejuízo para empresa e deve ser evitado a todo custo. Por essa razão, estabelecer algumas estratégias para redução de refugos e peças não conformes pode ser muito valioso para os negócios.

Quando tratamos de desperdício no ambiente Industrial, o refugo de produção surge como um grande vilão da rentabilidade. Nesse caso, o material que passou pelo processo não pode ser reutilizado nos processos produtivos por não entregar as especificações necessárias para tal, representando uma grande perda financeira.

Mas como evitar essa perda?

É necessário que os gestores estabeleçam processos industriais inteligentes, desde a concepção dos processos produtivos. Isso quer dizer que a documentação da estrutura do produto deve ser feita com efetividade, prevendo possibilidades de falhas e todos os aspectos que podem afetar a produção na prática.

Além do desenho do produto, é necessário que a empresa também estabeleça quais são as estruturas, materiais e demanda necessária para sua fabricação.

A importância do monitoramento do processo de produção 

O monitoramento do processo produtivo é essencial para gestores que querem entregar mais eficiência e produtividade dentro da sua indústria. É muito importante que os responsáveis estabeleçam um acompanhamento rígido de todos os processos que acontecem no ambiente industrial, de forma a evitar desperdícios, diminuir o retrabalho e, por consequência, reduzir os refugos e peças não conformes.

Para isso, é necessário que os gestores saibam:

  • Se existe um procedimento padrão para produção dos itens;
  • Se as instruções de trabalho são repassadas corretamente;
  • Se os trabalhadores conhecem as ferramentas que são utilizadas;
  • Como funciona o processo de impressão de linha;
  • Qual a necessidade de matéria-prima;
  • Quanta produtividade cada equipamento e operador conseguem entregar;
  • E muito mais.

Pensando em tudo isso, realizar esse monitoramento manual é custoso e não é a estratégia mais eficiente para a empresa. Por essa razão, é essencial contar com um aplicativo ou programa que ajude neste monitoramento. 

O monitoramento de produção em tempo real permite que a empresa consiga monitorar o tempo todo tudo o que acontece em seus processos. Através dele, é possível identificar variações no lote, qualidade dos produtos, aumentar ou reduzir a velocidade, melhorar o layout e muito mais.

Uma gestão industrial inteligente envolve monitorar o chão de fábrica para que todos tenham uma visão abrangente de tudo que acontece dentro da indústria e tome decisões embasadas em dados reais. 

Saiba mais sobre o Vedois Produção, o sistema MES para apontamento automático de produção da Vedois, para que sua empresa tenha total controle do processo produtivo e reduza refugos e peças não conformes.