fbpx

Como a indústria pode voltar a ser lucrativa em meio a um ambiente economicamente incerto? 

É inevitável: o bom andamento dos negócios está sempre atrelado à realidade político-econômica presente no país e no mundo. Como já pudemos ver em algumas outras situações, muitas indústrias podem ser impactadas pela instabilidade econômica vivenciada no mercado, trazendo inúmeros prejuízos para o negócio. Mas como a indústria pode voltar a ser lucrativa diante dessas incertezas? 

Entregar mais produtividade é uma das metas mais importantes para indústrias e empresas de todos os segmentos, pois somente assim será possível estabelecer o melhor posicionamento competitivo no mercado e garantir o crescimento do negócio. Um exemplo de transformação trazida pelo cenário político-econômico mundial foi a recente pandemia de 2019.

Além de sofrer uma grande perda na questão de volume de bens produzidos e comercializados, os negócios também precisaram lidar com uma queda nas horas trabalhadas, o que causou um grande impacto na capacidade produtiva de um negócio. 

A produtividade na indústria se refere à eficiência alcançada em relação à produção e os processos realizados que ajudam aumentar a manufatura e a comercialização de produtos. Isso quer dizer que a produtividade nesse setor está diretamente relacionada com o aproveitamento mais inteligente dos recursos disponíveis (não só a matéria-prima, como também a mão de obra dos colaboradores).

O principal objetivo é fazer mais em menos tempo, e o mais importante: com os mesmos recursos e entregando a mesma qualidade esperada. Para aumentar essa produtividade, é necessário ter um controle eficiente da produção, e o sistema MES é fundamental para te ajudar nesse processo. 

Através de um sistema MES, os gestores conseguem identificar pontos de melhoria, falhas nos processos e gargalos na produção, e com base nesses dados, estabelecer processos mais assertivos.

Como aumentar a produtividade na indústria?

Sabemos que muitas vezes, o cenário político-econômico pode impactar na forma como são realizados os processos dentro da indústria e os seus respectivos resultados. Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem contribuir para o aumento da capacidade produtiva e, por consequência, dos resultados do seu negócio:

Capacitação dos colaboradores

A mão de obra disponível para realizar os processos dentro do negócio é o ativo mais importante da indústria, e por esse motivo é necessário estabelecer um processo de capacitação dos seus colaboradores. Essa estratégia vai contribuir para uma realização mais eficiente de todas as tarefas dentro do negócio. 

Ou seja, os colaboradores devem ser treinados quanto à utilização de novas tecnologias, procedimentos de segurança, políticas internas e comportamentos incentivados pela gestão para a melhoria da rotina.

O clima organizacional é importante

A produtividade dos seus colaboradores também está relacionada com o clima organizacional vivenciado dentro da sua empresa. Por conta disso, é importante que os gestores invistam em maneiras de aproximar os colaboradores, além de entregar todos os recursos e ferramentas necessários para que eles consigam realizar as suas tarefas com qualidade. 

Atualize os processos 

Os processos que são realizados dentro da indústria podem ter sido estabelecidos há muito tempo e talvez já não sejam a melhor solução para as necessidades atuais. Nesse sentido, o controle dos processos pode agregar muito valor à produtividade da indústria, ajudando os colaboradores a realizarem os processos de maneira mais inteligente e eficiente, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade do produto final.

Invista em controle automático de produção

O controle e apontamento de produção deixou de ser um conceito para se tornar uma necessidade. Investir em tecnologias que ajudem a melhorar os processos é uma estratégia muito inteligente para indústrias que desejam aumentar a sua produção. Existem atualmente recursos e ferramentas, como o sistema MES, que ajudam a controlar os processos, reduzir a incidência de erros e trazer mais produtividade e lucro para o negócio.