fbpx
Como produzir mais

Como produzir mais, sem precisar comprar mais máquinas, na indústria plástica?

O chão de fábrica é um dos ambientes mais importantes da indústria, pois é onde ficam os colaboradores e maquinários que fabricam de fato os produtos. Nesse ambiente, temos a linha de produção e suas equipes responsáveis por transformar matérias-primas em produtos finais. Se você deseja produzir mais, sem comprar mais máquinas, a resposta está na otimização do chão de fábrica.

O chão de fábrica é o coração de qualquer indústria, incluindo a indústria plástica. Sem a otimização do chão de fábrica, o seu negócio pode ter diversos problemas, como falta de controle da produção diária, perda de produtividade dos maquinários e operadores, não mensurar tempo e custo de produção, não localizar as ordens de pedidos e seus status.

Leia também: Como aumentar a produção industrial com baixo investimento?

Por que a otimização do chão de fábrica é importante?

Muitos gestores acreditam que para indústria plástica crescer e produzir mais, é preciso comprar mais máquinas. Mas será que isso realmente vai fazer com a fábrica produza mais?

Saiba que é possível produzir mais, melhorando e otimizando a gestão do chão de fábrica. Em primeiro lugar, analise sua indústria e responda as seguintes questões:

  • Você tem o controle de cada etapa do processo produtivo?
  • Quantas peças cada equipamento é capaz de produzir por hora?
  • Quanto tempo seus maquinários produzem por dia e quanto tempo eles ficam parados?
  • Quando uma determinada operação é terminada?
  • Qual o tempo real dessa produção?

Se você não tem as respostas para todas essas perguntas, há espaço para melhorias na sua indústria. Com uma gestão otimizada do chão de fábrica, a indústria plástica vai conseguir responder a todas essas questões e produzir mais.

A otimização do chão de fábrica é importante porque permite:

  • Identificar maquinários e operadores ociosos e/ou sobrecarregados;
  • Reduzir custos e perdas na produção;
  • Motivar a equipe e recompensá-la com bonificação;
  • Identificar gargalos, falhas e desperdícios na produção;
  • Rastrear os produtos na produção;
  • Monitorar os recursos da indústria em tempo real;
  • Gerar mais resultados mantendo a mesma capacidade produtiva.

Leia também: Automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica

Como produzir mais, sem precisar comprar mais máquinas?

Na prática, sua indústria plástica pode produzir mais sem precisar comprar mais máquinas, se otimizar a gestão do chão de fábrica. Para isso, siga os passos abaixo:

Passo 1 – Implemente o sistema MES. Muitos softwares de gestão ERP já contam a funcionalidade MES embutida. Isso permite o controle do chão de fábrica em tempo real, coletando diferentes dados de produção, quebras, paradas, etc.

Passo 2 – Implemente o apontamento automático da produção. Ele deve ser realizado no seu sistema de gestão e é o registro de tudo que ocorre no processo produtivo.

Passo 3 – Use ferramentas para melhorar os processos como Diagrama de Ishikawa, Ciclo PDCA, Kanban, entre outros.

Passo 4 – Melhore o layout do chão de fábrica. Considere o tamanho dos equipamentos, espaço necessário para operá-los, trajetória para matérias-primas e funcionários se locomoverem, estoque, refeitório, sala de descanso, etc. Um layout otimizado consegue extrair mais produtividade dele.

Passo 5 – Reduza problemas comuns que prejudicam a produtividade do chão de fábrica como falta treinamento da equipe, ausência de manutenção preventiva, local de trabalho desorganizado, planejamento de produção falha e perda de materiais.

 

Quer saber mais como produzir mais na indústria plástica? Fale com nossos consultores.