fbpx

Controle automático dos processos produtivos na indústria

O controle automático dos processos produtivos na indústria gera muitos benefícios para o setor operacional e também contribui para a gestão do negócio.

Com o avento de várias ferramentas tecnológicas como Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data e Inteligência Artificial, as máquinas e outros dispositivos podem se conectar à internet e entre si. Por meio desse controle, as máquinas industriais conseguem se conectar entre si. Com isso, os dados são trocados e podem ser utilizados para coordenar e melhorar a produção.

Essas ferramentas fazem parte da indústria 4.0 e envolvem monitoramento e controle da manufatura, mesmo à distância, automação total de máquinas e equipamentos. Com isso, os processos produtivos se tornam mais autônomos, personalizáveis e efetivos.

 

O controle automático e as fábricas inteligentes

A tecnologia mudou o setor industrial. Softwares, máquinas inteligentes e outros recursos transformaram a realidade das indústrias. O controle automático dos processos produtivos permite o desenvolvimento de fábricas inteligentes e apresenta uma série de soluções para a indústria, como:

  • Descentralização de processos, por conta da automação de várias atividades.
  • Sistemas gerenciais e operacionais integrados, otimizando os processos.
  • Atuação de módulos e etapas de produção de forma independente para agilizar as tarefas.
  • Automação total dos processos, desde atividades estratégicas, analíticas até as operacionais.
  • Aumento da produtividade – Por meio do sistema de gestão que administra as máquinas e torna os processos mais eficientes, é possível melhorar os ciclos de produção, sem aumentar a mão de obra.
  • Aumento da vantagem competitiva em relação aos concorrentes, uma vez que é possível praticar preços justos sem alterar a qualidade dos produtos fabricados.
  • Redução de custos, pois o consumo energético pode ser otimizado, erros e perdas de produtos diminuídos e o controle eficiente do uso dos insumos.
  • Otimização de processos e planejamento de procedimentos preventivos como manutenção.
  • O controle automático dos processos produtivos reduz a interação humana com as máquinas, evitando falhas e até mesmo acidentes. Esse controle amplia a segurança aos trabalhadores e em todo processo industrial.
  • Possibilidade de ter um monitoramento remoto e acompanhar os processos produtivos a distância.

 

Como aplicar o controle automático dos processos produtivos

Para automatizar os processos produtivos, tanto gerenciais quanto operacionais, é fundamental implementar várias ferramentas tecnológicas na indústria. Uma dessas soluções é o ERP (Entreprise Resource Planning), ou planejamento de recursos empresariais.

O ERP é um sistema integrado que tem como principal objetivo gerenciar dados, informações e seus processos produtivos, centralizando e controlando automaticamente as informações dos diferentes setores: produção, financeiro e logística.

O controle automático dos processos produtivos na indústria é capaz de transformar a fábrica mais competitiva. Ele aumenta o controle de todas as etapas de produção, permite aos gestores terem mais conhecimento de tudo que acontece na indústria. Entre outras palavras, o controle automático dos processos produtivos tem a finalidade de otimizar sistemas, equipamentos e máquinas para produzirem mais com menos custos, reduzindo custos e padronizando as operações e atividades.

Quer saber sobre o sistema ERP e controle automático dos processos produtivos? Fale com nossos consultores.