fbpx

Cálculo automático de MTBF

O cálculo automático de MTBF é fundamental para que as áreas de planejamento e controle de manutenção se desenvolvam. O MTBF é um indicador chave de performance que analisa o desempenho dos maquinários da indústria.

 

A sigla MTBF significa Mean Time Betwee Failures. Traduzindo é o tempo médio entre falhas ou erros que ocorrem com um determinado ativo. O resultado do MTBF possibilita a mensuração da produtividade de um equipamento, por meio da sua confiabilidade e disponibilidade.

 

Vantagens do cálculo automático de MTBF

O cálculo automático de MTBF é extremamente necessário para as indústrias, uma vez que que ele indica a produtividade de um equipamento. Quanto maior o número do resultado, maior será confiabilidade e disponibilidade daquele ativo.

Isso significa que o maquinário é capaz de produzir por um longo tempo, entre uma falha ou outra, sem a necessidade de manutenção corretiva. A regra é simples: quanto menor for o número de falhas, maior será a produtividade do equipamento na sua indústria.

O cálculo automático de MTBF tem várias vantagens. As principais são:

Criação de processos

O cálculo automático de MTBF permite ao gestor conhecer cada ativo da sua indústria. Com isso, é possível controlar diferentes informações como: tempo médio entre falhas de cada equipamento, maquinários que mais apresentam erros e o período mais adequado para realizar manutenções preventivas.

De posse desses dados, o gestor pode criar processos para sua indústria e tomar decisões mais eficazes e assertivas.

Estabelecimento de metas

Além de auxiliar a controlar as informações de cada ativo, o cálculo automático de MTBF também ajuda os gestores a estabelecer metas para todos os colaboradores e equipes.

Ao conhecer o tempo médio de falhas, o gestor pode definir metas coerentes com a demanda de trabalho de suas equipes e a confiabilidade dos maquinários.

Dessa forma, todos os setores vão trabalhar mais estrategicamente, aumentando o tempo de desempenho dos ativos e reduzindo custos.

Credibilidade

Ao criar processos e estabelecer metas, a indústria tende a crescer de maneira considerável. Além disso, o cálculo automático de MTBF melhora a qualidade na produção, o que aumenta a confiança dos clientes na sua empresa.

Identificação de padrões

Além dessas vantagens, o cálculo automático de MTBF é usado para detectar padrões e falhas recorrentes com cada os equipamentos e máquinas. Com o MTBF, é possível identificar:

  • Nome das peças que são trocadas regularmente;
  • Falhas por conta da condição de conservação;
  • Tempo de funcionamento de um ativo até seu primeiro erro;
  • Modelos e marcas dos ativos que possuem maior histórico de falhas e defeitos.

Manutenção preventiva

Com a identificação dos padrões por meio do cálculo automático de MTBF, é possível instalar um processo de manutenção preventiva para cada ativo. Ao definir os prazos para as manutenções preventivas, a indústria reduz custos de manutenção e operacionais.

 

Como fazer o cálculo automático de MTBF?

Para realizar o cálculo do MTBF, é preciso de três métricas:

P – número de paradas (quantidade de vezes que o ativo parou e preciso de reparo).

TM – Tempo total de manutenção (tempo que o ativo permaneceu fora da produção por conta de uma manutenção)

TD – Tempo total de disponibilidade (tempo que o ativo deveria funcionar sem uma parada).

O cálculo automático de MTBF é:

MTBF = (TD – TM) / P

 

Por exemplo: Se um ativo deve funcionar 24 horas por dia, mas ele permaneceu parado por 4 horas, decorrentes de 4 paradas. Teremos:

MTBF = (24 – 4) / 4 = 5 horas

Isso revela, que a cada 5 horas, o ativo apresentará uma falha, que pode gerar prejuízos e atrasos no processo.

 

O cálculo automático de MTBF deve ser verificado mensalmente. Com isso, a indústria poderá fazer uma eficiente gestão de manutenção. Seus equipamentos possuem bons níveis de confiabilidade? Fale com nossos especialistas.