fbpx

Como funciona um sistema MES para a indústria?

 

É indiscutível: quanto mais informações estiverem disponíveis, mais fácil será a gestão. Mas esse amplo controle parece algo quase impossível de se conseguir na indústria, não é? Na verdade não. Com a ajuda dos recursos e ferramentas corretos como um sistema MES, os gestores podem ter acesso à informações precisas, coletadas em tempo real, sobre tudo o que acontece dentro do ambiente industrial.

O Manufacturing Execution System (MES) é um sistema criado para otimizar os processos industriais, de forma a ligar tudo que acontece no chão de fábrica com os dados da gestão. Dessa forma, ele permite um gerenciamento mais assertivo para controlar e monitorar em tempo real os processos, garantindo uma maior eficiência, produtividade e agilidade na resolução de problemas.

O sistema MES permite que as etapas produtivas sejam controladas desde a chegada da matéria-prima até o encaminhamento do produto final. Graças a todos esses dados realistas, é possível garantir um processo de tomada de decisões mais estratégico e assertivo. Essa ferramenta permite que a indústria produza mais em menos tempo, com a mesma quantidade de materiais e equipamentos.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Decisões mais inteligentes

Quanto mais dados realistas forem utilizados no processo de tomada de decisões, mais assertivas serão as estratégias implementadas dentro da indústria. O sistema MES reúne todos os dados referentes aos processos industriais em apenas uma plataforma, garantindo que a equipe de gestão tenha um maior controle de tudo que acontece dentro da fábrica.

Melhora a produtividade

A automação dos processos industriais só agrega valor e praticidade para a rotina produtiva de uma empresa. Além de reduzir erros e evitar desperdícios de matéria-prima, contar com um sistema MES ajuda a aumentar a produtividade e trazer uma maior rentabilidade para a indústria.

Menor produção de refugos

Com o sistema MES, a indústria trabalha de maneira mais inteligente e otimizada. Com base nos dados entregues pelo sistema MES, a empresa consegue reduzir a produção de sucata e de refugos da produção. Isso porque os itens são produzidos de forma adequada e otimizada com uma redução de desperdício considerável.

Gestão de estoque

Uma das maiores vantagens na utilização do sistema MES é que a gestão de estoque da indústria fica mais eficiente. Com ajuda das informações entregues pelo monitoramento do sistema, a empresa consegue fazer a reposição dos materiais com eficiência, evitando que haja erros na produção ou tenha estoque parado.

Como é feita a implantação do sistema MES?

Para que a implantação do sistema seja feita da melhor forma possível, a empresa precisa se atentar a alguns passos essenciais que são:

Análise: nesta etapa o gestor realiza uma análise do que já é controlado e mensurado pela empresa a fim de verificar quais são os pontos de melhoria e como conseguir aumentar a produtividade reduzindo o tempo de paradas, setups e produção.

Projeto: dando sequência à análise, a empresa precisa escolher o fornecedor do sistema a ser utilizado. A implantação pode ser feita em módulos, que são mensurados conforme o avanço do projeto. Nossa indicação é começar pelo Vedois Produção, para fazer o monitoramento em tempo real de todos os processos da empresa.

Treinamentos: Para o melhor aproveitamento da solução, é importante que sejam feitos treinamentos para operadores e gestores, para que todos estejam alinhados e comprometidos com as metas de produção.

Acompanhamento: com ajuda de métodos e ferramentas, os gestores podem mensurar a produtividade e acompanhar o desenvolvimento do projeto na empresa.