Como calcular o OEE da minha indústria?

Por que calcular o OEE? O “Overall Equipment Effectiveness” é o principal indicador de desempenho dos equipamentos e linhas de produção utilizados na indústria, usado mundialmente para medir a competitividade de uma empresa.

 

O seu principal objetivo é entregar dados sobre a produtividade dos equipamentos de acordo com a capacidade produtiva esperada. Ou seja, ao calcular o OEE, os gestores conseguem identificar se determinado equipamento ou máquina está entregando um desempenho compatível com a sua capacidade produtiva. Por essa razão, calcular o OEE da sua indústria é de absoluta importância para uma gestão mais eficiente e sem desperdícios.

 

Traduzido do inglês, OEE se refere a eficiência global dos equipamentos utilizados em uma fábrica. Esse conceito é baseado em 3 pilares, que são:

 

  • Disponibilidade (Utilização): o tempo de atividade de um equipamento é calculado com base no tempo em que ele está disponível, em comparação ao tempo onde ele é efetivamente utilizado. Com base nessas informações, é possível identificar com assertividade quanto do tempo é gasto em paradas não programadas com falta de manutenção, falta de energia elétrica, escassez de matéria-prima, entre outros fatores.

 

  • Performance (Desempenho): esse fator ajuda a identificar qual a real performance da empresa, de forma a identificar os aspectos que impactam nos resultados. Esse cálculo é obtido através de informações de tempo produtivo real versus tempo produtivo ideal.

 

  • Qualidade: tão importante quanto os fatores anteriores, a qualidade se refere aos produtos que não apresentam a qualidade esperada após o processo produtivo. A qualidade é calculada através das informações de quantidade produzida, refugada e retrabalhada. Esse fator ajuda a identificar os problemas recorrentes, as máquinas que apresentam problemas, quais os produtos que apresentam danos recorrentes, entre outros.

 

Por que calcular o OEE?

 

Por consolidar informações essenciais para os resultados da empresa, o cálculo do OEE é uma ferramenta capaz de ajudar a empresa a estabelecer uma estratégia mais assertiva para o seu crescimento. Além disso, ele pode garantir diversas vantagens para o negócio, como:

 

  •       Maior produtividade para os equipamentos utilizados nos processos produtivos;
  •       Ajuda a identificar problemas recorrentes nas etapas do processo;
  •       Melhoria de desempenho;
  •       Maior qualidade no produto final;
  •       Redução de perdas e desperdícios;
  •       Contribui para um processo de tomada de decisão mais assertivo;
  •       Redução da indisponibilidade;
  •       Por consequência, aumentar os lucros.
  •       E muito mais.

 

Calcular o OEE garante informações imprescindíveis para o seu negócio. Pensando em facilitar esse processo para empresas de todos os portes e setores, a solução Vedois OEE faz esse cálculo automaticamente. Conheça nossa solução Vedois OEE para apontamento da produção industrial.

 

E para te mostrar em números reais quanto sua empresa lucrará com o aumento do índice OEE na indústria, a Vedois criou uma Calculadora OEE exclusiva, onde você saberá quanto sua empresa lucrará com o aumento de 5% no OEE. Sabe-se que com a implantação do Vedois OEE, as empresas conseguem um aumento no OEE de pelo menos 10%.

 

Acesse o link e baixe a nossa calculadora gratuitamente.