Como atingir o OEE de 85%

O OEE é conhecido mundialmente como o principal indicador usado para mensurar a eficiência global de um posto de trabalho. Alcançar o índice OEE de 85% é o que todas as indústrias buscam em suas empresas.

O que é o OEE na indústria?

O OEE tem como meta responder a três questões: 

  • Quantas mercadorias foram produzidas perfeitamente sem avarias, perdas, retrabalho, entre outros?
  • O equipamento está produzindo no máximo?
  • Qual a frequência que os maquinários ficam parados ou ociosos?

A resposta a estas questões vai oferecer ao gestor um panorama geral do chão de fábrica. 

 

Leia também: Otimização dos processos produtivos, com controle automático de produção

 

O OEE significa “Overall Equipment Effectiveness”, numa tradução livre, o OEE é o Índice de Efetividade Geral dos Equipamentos, que centraliza métricas de diferentes setores como manutenção, qualidade e manufatura, para que juntos melhorem a performance. 

O cálculo do OEE se baseia em três indicadores:

Qualidade – Esse indicador mensura as perdas geradas pela produção dos materiais.

Performance – Esse indicador mensura se os equipamentos estão produzindo na sua capacidade máxima. 

Disponibilidade – Esse indicador mensura as perdas causadas tanto por defeitos no equipamento, quanto por problemas nos processos e nas pessoas. 

 

OEE de classe mundial

Qualquer indústria que deseja melhorar seu desempenho utiliza o OEE. A CNI – Confederação Nacional das Indústrias, realizou um levantamento que mais de 80% das indústrias desejam aumentar a capacidade da linha de produção e melhorar o processo produtivo. 

Para isso, as indústrias investiram na aquisição de equipamentos, tecnologias e maquinários. Mesmo com esse investimento, a média do OEE entre as indústrias brasileiras é de 60%. No entanto, o OEE de classe mundial é de 85%. 

 

Como o OEE é calculado?

A fórmula do OEE considera os três indicadores citados acima. Cada um deles tem sua própria fórmula. Com os resultados individuais, o OEE pode ser calculado na fórmula:

OEE = Disponibilidade (%) x Performance (%) x Qualidade (%)

 

Disponibilidade

A disponibilidade é o tempo em porcentagem de produção em que um maquinário ficou em funcionamento em relação ao tempo que ele pode ser usado. 

Com a disponibilidade, é possível identificar baixas na produção, falta de manutenção planejada, tempo gasto com paradas, entre outros pontos. 

Para fazer o cálculo da disponibilidade é preciso três indicadores: tempo de produção, paradas planejadas e paradas não planejadas. A formulada é a seguinte:

Disponibilidade = tempo em produção / (tempo em produção + paradas planejadas)

 

 

Performance

Esse indicador mensura a velocidade real sobre a velocidade que o maquinário deveria ser capaz de produzir. A performance auxilia na resolução de diversos problemas no chão de fábrica, tais como: perdas por mau uso na máquina, paradas, etc. 

 

Leia também: Sistema MES aplicado a indústria 4.0

 

O cálculo da performance considera o tempo padrão e o tempo efetivo em relação a máquina. Também é possível calcular a quantidade de produtos:

Performance = tempo padrão/ tempo efetivo ou

Performance = Quantidade de mercadorias produzidas/ quantidade de mercadoria esperada

Continuando o exemplo acima, vamos supor que a determinada máquina foi projetada para produzir 450 mercadorias em 420 minutos de funcionamento. No entanto, num dia específico, o equipamento produziu apenas 340 produtos. O cálculo será o seguinte:

Performance = 340/ 450

Performance = 075 ou 75%

 

Qualidade

O indicador de qualidade analisa se o produto alcançou o nível esperado ou teve perdas de material, refugo, retrabalho, falhas, etc. A fórmula desse indicador é:

Qualidade = quantidade de mercadorias produzidas – (quantidade de retrabalho + quantidade perdida) / quantidade de mercadorias produzidas. 

Por exemplo, num total de 340 mercadorias produzidas, 52 tiveram defeitos. Com isso, o cálculo é o seguinte:

Qualidade = 340 – (52) / 340

Qualidade = 0,84 ou 84%

 

Com todos os números dos indicadores, o cálculo do OEE é o seguinte:

OEE = 87% x 75% x 84%

OEE = 54%

 

OEE Automático

O OEE é um dos indicadores fundamentais para a manufatura. Para facilitar o cálculo em tempo real e facilitar a análise de dados, foi desenvolvido um software que calcula, registra e rastreia as métricas do OEE automaticamente.

Os benefícios do OEE automático são inúmeros. Conheça os principais:

  • Elimina erros e falhas da coleta e análise de dados em papel;
  • Resumo rápido de informações não tratadas;
  • Facilidade em apresentar outros analíticos como diagrama de Pareto;
  • Possibilidade de configurar conforme mudanças da produção.

O sistema Vedois OEE foi criado para indústrias que tenham vários operadores e diversos processos manuais de produção. Por meio desse software, o gestor obtém diversas informações em tempo real que vão tornar suas decisões mais assertivas.

Por meio deste módulo da Vedois, a fábrica terá mais controle sobre sua produtividade, sem precisar investir em equipamentos novos e mais colaboradores. O software se adapta à necessidade de cada cliente, conectando diversos equipamentos como coletores de dados, impressoras, maquinários, balanças, leitores de código de barras, entre outros.

 

Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria

 

 Como atingir a meta do OEE de 85%

Para que uma indústria atinja o valor ideal do OEE de 85%, os indicadores precisam ter as seguintes porcentagens:

Disponibilidade – igual ou maior que 90%

Performance – igual ou maior que 95%

Qualidade – igual ou maior que 99,9%

 

Por meio do OEE, as empresas podem controlar a produtividade dos postos de trabalho mais estrategicamente. Com isso, é possível maximizar o desempenho, melhorar sua capacidade de entrega e torná-los mais rentáveis.

Além desse indicador de produtividade, é possível melhorar os processos da sua indústria por meio de outras soluções como o Vedois Manutenção. Esse software é capaz de gerenciar manutenções corretivas, preventivas e preditivas para reduzir custos e paradas não programadas.

Quer saber mais sobre as vantagens de atingir o OEE de classe mundial? Fale agora mesmo com nossos consultores.