fbpx

7 vantagens do sistema MES para sua indústria

A automação industrial é um tema cada vez mais buscado e debatido. Tornar as indústrias mais produtivas e autônomas é uma necessidade emergente diante do novo cenário mundial. A integração do planejamento de produção e o controle do processo produtivo tornou-se fundamental para o sucesso das indústrias. Diante disso, o uso do sistema MES para sua indústria reduz desperdícios, otimiza processos e diminui gargalos e atrasos na linha de produção. 

 

 

Características do sistema MES

Paradas dos maquinários e retrabalhos são um dos maiores problemas das indústrias, uma vez que eles causam grande prejuízo de custo e desperdício de tempo. Para identificar essas paradas e preveni-las, o gestor precisa ter uma visão integrada de processo produtivo. E é aí que entra o MES (Manucturing Execution Systems).

Leia também: Soluções MES trazem mais controle e produtividade para sua indústria

O MES integra os sistemas que fazem o gerenciamento do processo produtivo do chão de fábrica. Por meio do MES, o gestor avalia se as metas estão sendo cumpridas, ou se há algum evento não esperado. Tudo isso em tempo real. Assim, é possível tomar medidas preventivas antes que ocorra o problema. 

O MES é um sistema híbrido, conseguindo atuar com outros hardwares e softwares, o que facilita a automação industrial. Inclusive, o MES funciona muito bem com o ERP. Dessa forma é possível trocar dados e fazer comparações do planejamento e a execução. 

 

Vantagens do sistema MES para sua indústria

 

  • Redução de custos

 

Com o sistema MES, é possível controlar todos os processos de produção, incluindo uso de matéria-prima e o consumo real de cada maquinário. Dessa forma, reduz custos como consumo de energia, uso de matéria-prima, recursos, entre outros.

 

  • Maior produtividade

 

O uso do MES permite que a indústria melhore a gestão do fluxo das informações. Isso permite ao gestor criar processos otimizados, garantindo que toda equipe atue no mesmo ritmo. Com isso a margem de erro cai, aumentando a produtividade. 

 

  • Redução de resíduos

 

Quando ocorre algum problema em uma das etapas de produção, o sistema MES é capaz de detectar esse evento em tempo real. Assim, o processo é pausado até o problema ser solucionado. Com isso, material residual e sucata são reduzidos, uma vez que não há desperdício. 

 

  • Maior visibilidade

 

Ao implantar o MES, o gestor tem uma visão mais abrangente e precisa do processo produtivo, uma vez que os dados sobre maquinários, velocidade de produção, tempo de paradas são processados e armazenados em tempo real. 

 

  • Redução de riscos e falhas

 

Com o sistema MES, o gestor pode programar manutenções preventivas de forma periódica em todos ambientes da produção. Além de melhorar a qualidade dos maquinários, isso vai reduzir riscos aos funcionários, paradas e falhas de maquinários. 

 

  • Reforço de segurança

 

Por identificar imprevistos e problemas nos processos produtivos, o sistema MES facilita o monitoramento dos usuários no acesso das informações, protegendo o banco de dados da indústria. Essa gestão garante maior segurança aos dados da empresa. 

 

  • Adequação do inventário de produtos e materiais

 

Com o uso do sistema MES permite aos gestores saber a quantidade de matéria-prima e produto final que a indústria precisa para atender as demandas dos clientes. Dessa forma, o inventário pode ser adequado a real necessidade da indústria. 

Leia também: O que é e como funciona o MES (manufacturing Execution Systems)

 

O sistema MES para sua indústria é um importante passo para a automação. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.