Coloque a Indústria 4.0 na sua fábrica

A Indústria 4.0 é a prova que a tecnologia está em constante evolução, principalmente no aperfeiçoamento de máquinas para fábrica. Atualmente, as linhas de produção se caracterizam por termos como machine learning, inteligência artificial, internet das coisas e big data. 

 

Mas afinal, o que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um termo que engloba tecnologia da informação e automação, aplicando essas inovações à manufatura. 

Cada vez mais surgem máquinas para substituir os operadores. Muitos equipamentos trabalham de forma automatizada, com a interferência mínima de humanos. 

A indústria 4.0 é o salto de tecnologia que melhora essa automação, permitindo que robôs realizem funções cada vez mais diferenciadas e complexas, desde o operacional até o financeiro.

Em resumo, a indústria 4.0 torna sua fábrica mais eficiente, precisa, rápida e inteligente. Esse conceito surgiu em 2011, quando um grupo de trabalho alemão criou um projeto para informatizar a manufatura e integrar dados em unidades fabris. 

Ali nasceu a ideia de fábrica inteligente, em que os maquinários seriam capazes de tomar decisões com base em dados. 

Muitos especialistas apontam a indústria 4.0 como a Quarta Revolução Industrial, uma vez que há uma mudança radical na sociedade. 

 

A importância da indústria 4.0 para sua fábrica

 

De uma certa maneira, a indústria 4.0 é um movimento natural de mudança da sociedade. Esse conceito não atinge somente o ecossistema industrial, ele abrange diversos setores da economia, trazendo um cenário mais eficiente, ágil e autônomo. 

Como está a Indústria 4.0 no Brasil?

Muitas fábricas brasileiras já começaram seu processo de transformação digital. Em comparação aos países desenvolvidos, o Brasil ainda engatinha na implementação dessas soluções. 

A iniciativa privada criou o projeto C4IR Brasil, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal, com o objetivo de inserir o país na indústria 4.0, por meio de estruturas de governança de tecnologia e o desenvolvimento de políticas públicas. 

A indústria brasileira precisa enfrentar 5 desafios na implementação da indústria 4.0:

  1. Segurança
  2. Conectividade
  3. Tecnologias legadas
  4. Falta de habilidade
  5. Inteligência Artificial

De acordo com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a economia nos custos industriais com a entrada da Indústria 4.0 pode chegar a 73 bilhões por ano. As principais reduções seriam no consumo de energia e manutenção de maquinários. 

Leia também: Como aumentar a produtividade industrial e alcançar altos índices de desempenho

Benefícios da Indústria 4.0

 

A indústria 4.0 se caracteriza por seis pilares: tempo real, descentralização, interoperabilidade, virtualização, orientação a serviços e modularidade. Esse conjunto de inovações tem um único objetivo que é tornar as máquinas mais eficientes. 

A indústria 4.0 traz diversos benefícios para sua fábrica. Os principais são:

  • Otimização de recursos
  • Novo modelos de negócios
  • Personalização
  • Atividade mais práticas e eficientes
  • Redução de erros
  • Processos mais ágeis e seguros
  • Redução de gastos

 

Como sua fábrica deve se preparar para a indústria 4.0?

 

A indústria 4.0 se utiliza de várias ferramentas tecnológicas para tornar os processos industriais mais eficientes na sua fábrica. As principais são: 

  1. Internet das coisas
  2. Inteligência Artificial
  3. Big Data
  4. Computação em nuvem
  5. Sistemas Cyber físicos (CPS)
  6.  Manufatura Aditiva
  7. Cobots

 

A primeira etapa para sua fábrica se preparar para a indústria 4.0 é mapear as atividades do seu negócio e verificar quais têm necessidade de serem modernizadas, quais podem ser automatizadas, que impactam diretamente na eficiência dos processos. 

 

Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria

 

O segundo passo é adquirir um sistema como Vedois OEE que monitora equipamentos, processos e operadores em tempo real de forma automatizada. O módulo Vedois OEE aumenta a produtividade da sua fábrica, sem precisar contratar novos funcionários ou investir em novas máquinas. 

O sistema é capaz de informar aos gestores qualquer falha ou algo que esteja fora do planejado por meio de avisos via dispositivos móveis, e-mails, avisos sonoros e luminosos, entre outros. 

Ficou alguma dúvida sobre a indústria 4.0? Entre em contato conosco.