Os tempos são outros. A tecnologia virou uma aliada e, com ela, cada vez mais se vai aumentando a produtividade industrial. O fator tecnológico influencia desde a economia de recursos até o aumento do controle de produção industrial.
Evitar falhas, controlar os empregados, integrar os sistemas: tudo colabora para o aumento da produtividade industrial. A grande dúvida, em meio a tantas opções, é como realmente fazer da tecnologia um reforço na produção.
Aumentando a produtividade industrial não se cresce apenas em lucro, mas também em confiabilidade com o cliente. Novas máquinas, profissionais qualificados e softwares que de maior alcance firmam-se como um verdadeiro reforço na equipe.
Agilidade e eficiência: aumentando a produtividade industrial
Tecnologias obsoletas podem ser as grandes responsáveis pela produtividade baixa de uma indústria. No mercado concorrido atual é cada vez mais necessário ser ágil enquanto também se é eficiente.
A qualidade não pode decair, mas, simultaneamente, o tempo de produção não pode aumentar. São dois contrastes que a tecnologia resolve aumentando a produtividade industrial.
Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela Techaisle e encomendada pela Intel, a tecnologia é, sim, um fator determinante. A constatação foi de que tecnologias ultrapassadas podem fazer os empregados perderem até uma semana de trabalho anualmente. Isso acontece pela lentidão das máquinas e também pela necessidade constante de manutenção.
Até mesmo as pequenas empresas devem buscar soluções tecnológicas e inovadoras. Há, atualmente, opções disponíveis para todo tipo de empresa.
Muitas empresas pequenas resolvem investir em novas tecnologias somente quando as antigas falham. Isso é um erro: o custo da manutenção durante anos revela-se, muitas vezes, maior do que o da troca.
Como se pode ver, tecnologias já antigas exigem mais gastos. Por outro lado, tecnologias recentes saem-se muito melhor e possuem menos falhas. Percebe-se, assim, que investir em tecnologias nunca deve ser considerado um gasto. É um meio efetivo de otimizar a indústria e o trabalho dos próprios funcionários.
Gestão otimizada
Não é apenas o chão de fábrica que se beneficia com a tecnologia. Aqui, não se fala apenas em máquinas. Agora, o trabalho dos gestores também pode ser otimizado e facilitado. Assim, eles ficam muito mais focados, mobilizando também a equipe e aumentando a produtividade industrial.
O papel do gestor é fundamental para motivar a equipe. A tecnologia oferece inúmeros dispositivos e softwares para colaborarem na rotina diária da gestão industrial. Há opções para monitorar máquinas, processos e manutenção. Para o setor administrativo, a tecnologia oferece soluções em planejamento, controle, produção e até mesmo logística.
Integração para aumentar a produtividade
Em uma indústria é fato que tudo está interligado. Apostando em sistemas integrados, você conquista resultados aumentando a produtividade industrial. É importante, mais do que nunca, ter a sua indústria a um clique. Graças à tecnologia, isso é literalmente possível.
Invista em soluções que busquem a integração dos diversos setores da sua indústria. Além disso, aposte em tecnologias que integrem todas as informações e a forneçam de forma facilitada a você.
O grande segredo, atualmente, é ter um acesso cada vez mais direto e organizado de todas as informações essenciais.
Um sistema de controle de produção industrial é apenas um dos exemplos que se pode citar como vantagem da tecnologia. Ele é um dos que integra a indústria e oferece todos os dados aos gestores. O aumento da produtividade é apenas um dos benefícios.
É através de soluções como essa que a tecnologia se torna indispensável à indústria. As inovações não estão presentes apenas nos maquinários. Elas também se inserem aumentando a produtividade industrial em todos outros setores.
Isso é o que mostra o poder da tecnologia na competitividade do mercado industrial. Quem investe mais, gasta menos com falhas e produz mais.