Tão importante quanto contar com equipamentos de qualidade e colaboradores eficientes, é saber como mensurar os resultados obtidos. O OEE é um dos indicadores mais importantes para as indústrias, permitindo que os gestores tenham um conhecimento realista de como é o desempenho dos equipamentos em todas as etapas produtivas, sendo muito relevante para o posicionamento competitivo do negócio. Esse valioso índice pode ser obtido com a ajuda de uma calculadora de OEE.
Cada equipamento produz de uma forma, e é necessário encontrar uma forma de determinar se o seu desempenho está de acordo com a sua capacidade e com as expectativas da empresa. Caso a sua produtividade esteja abaixo do esperado, é possível estabelecer um plano estratégico de melhoria para garantir resultados cada vez melhores.
Para que você entenda melhor como atua esse conceito, primeiramente precisamos esclarecer os pilares que fazem parte desse valioso indicador:
Disponibilidade: esse pilar se refere ao período onde um equipamento está sendo utilizado ou está disponível para tal. Para determinar a disponibilidade de um equipamento, é realizado um cálculo que compara o período onde ele está realmente sendo utilizado com o tempo onde ele está sem atividade. Dessa forma, os gestores conseguem determinar o desperdício de tempo em paradas não programadas, devido à falhas técnicas, falta de matéria-prima, entre outros fatores.
Performance: o OEE também leva em consideração os resultados entregues por cada equipamento, permitindo que os processos sejam otimizados e incrementados. O objetivo é utilizar os equipamentos em sua performance máxima.
Qualidade: nem sempre agilidade e quantidade significam qualidade. Isso porque um equipamento que opera com rapidez exacerbada, pode entregar resultados inferiores ao esperado, prejudicando consideravelmente a rentabilidade do negócio.
A importância do cálculo do OEE
Como vimos, o OEE é um indicador diretamente relacionado à performance, qualidade e eficiência de uma empresa, sendo de extrema importância para estabelecer um controle mais estrito e um processo de tomada de decisão mais inteligente. Com base em dados mais realistas, os gestores conseguem estabelecer estratégias e planos de melhoria com uma maior chance de sucesso.
Além desses benefícios, calcular o OEE também pode ajudar a aumentar a produtividade dos equipamentos, aumentar a qualidade do produto (e por consequência, a imagem da empresa no mercado), reduzir o desperdício de matéria-prima, aumentar a disponibilidade, e muito mais…
Assim como em qualquer outro setor, o mercado está ficando cada vez mais dinâmico, e contar com informações mais assertivas e em tempo real sobre tudo o que acontece dentro da empresa é um grande diferencial. Quanto mais dados estiverem disponíveis, melhores e mais eficientes serão as decisões tomadas dentro do negócio.
Onde encontrar uma calculadora de OEE?
Agora que sabemos a importância desse indicador, fica a dúvida: como calcular o OEE do meu negócio? E além, quanto minha empresa lucra com o aumento do OEE?
Pensando em facilitar a vida dos gestores, a Vedois lançou uma calculadora de OEE exclusiva e gratuita, que vai te mostrar em números reais o quanto a sua empresa lucrará com o aumento de 5% do OEE.
Para baixar, basta clicar no link a seguir. Não perca a oportunidade de utilizar essa ferramenta!