O setor industrial é um dos mais competitivos. Pensando nisso, a busca por otimizar processos com soluções tecnológicas e investimentos inteligentes é constante. Por isso, aumentar a performance na indústria é fundamental!
Muitas indústrias não medem o custo da improdutividade. Dessa forma, elas desconhecem o que realmente está retardando a produtividade e aumentando os custos.
Não há uma fórmula mágica, mas existem boas práticas para aumentar a performance na indústria e se tornar um diferencial diante das empresas concorrentes. Confira a seguir.
Leia também: Como aumentar a produtividade industrial e alcançar altos índices de desempenho
Atualize dados e os use de forma inteligente para aumentar a performance na indústria com investimentos inteligentes
Uma das principais formas de aumentar a performance na indústria é usar os dados de forma inteligente. Os sensores das linhas de produção levantam informações e dados que permitem aos gestores fazerem análises em tempo real das operações, dos equipamentos e da produção.
A virtualização da planta de produção também pode ser utilizada para analisar a performance e melhorar os rendimentos comercial e operacional.
O uso de dados atualizados torna o processo industrial mais inteligente e dinâmico, reduzindo desperdício de tempo, custos operacionais e problemas como gargalos e interrupções nas linhas de produção.
Quando as indústrias detêm os dados atualizados e corretos, elas podem concentrar seus esforços para aumentar a performance e o desempenho das equipes.
-
Mensure e acompanhe os processos
É importante incluir nos processos industriais a mensuração dos indicadores de desempenho, chamados de KPIs (Key Performance Indicators). Os KPIs são fundamentais para mensurar as performances das linhas de produção. O principal KPI é o OEE – Eficiência Geral de Equipamento.
O índice OEE leva em consideração 3 pontos:
- Qualidade que mede o total de produtos que são confeccionados com qualidade.
- Performance que mensura a capacidade de produção sobre a produção total.
- Disponibilidade que mede o tempo programado de produção em relação ao tempo produzido
As indústrias que adotam o OEE dão um passo importante para gerenciar e controlar os processos industriais. Esse sistema coleta as informações de forma automatizada, possibilitando a redução de erros e o controle dos processos em tempo real.
Leia também: Controle automático de produção: o primeiro passo para a sua empresa ganhar competitividade
Com base nos KPIs, os gestores podem tomar decisões mais assertivas e estratégicas e repensar o planejamento das ações.
-
Invista em novas tecnologias que vão aumentar a performance na indústria
A produtividade e a performance na indústria dependem das soluções tecnológicas. As principais são: inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), Data Analystics, Big Data, Cloud Computing (Armazenamento de dados na nuvem), realidade aumentada e machine learning.
Essas tecnologias são aliadas da produção industrial. Com essas soluções, os equipamentos inteligentes se tornam autônomos e são capazes de emitir e trocar dados num sistema integrado.
O uso dessas soluções tecnológicas permite aumentar a performance na indústria, pois reduz o tempo de produção e falhas. Com maior resistência, agilidade, segurança e resiliência, as indústrias se tornam mais competitivas e dão um salto na produtividade.
-
Qualifique sua equipe e gestores
Outra chave para aumentar a performance na indústria é investir na qualificação da equipe e dos gestores. A qualificação técnica e profissional permite que os processos industriais sejam executados de forma mais especializada. Dessa forma, erros são reduzidos.
O investimento em treinamentos e na qualificação da mão-de-obra se faz ainda mais necessário com a introdução das novas tecnologias citadas acima. Para trazer todas essas inovações para a indústria, é fundamental qualificar toda equipe, incluindo os próprios gestores.
Além disso, a performance na indústria passa também pela troca de informações entre todos os setores, desde o chão de fábrica, comercial, marketing, logística e diretoria. Para isso, a comunicação entre as áreas deve ser bastante eficiente e clara.
Quer saber mais sobre como aumentar a performance da sua indústria? Fale com nossos consultores!