A Indústria 4.0 é a prova que a tecnologia está em constante evolução, principalmente no aperfeiçoamento de máquinas para fábrica. Atualmente, as linhas de produção se caracterizam por termos como machine learning, inteligência artificial, internet das coisas e big data.
Mas afinal, o que é a indústria 4.0?
A indústria 4.0 é um termo que engloba tecnologia da informação e automação, aplicando essas inovações à manufatura.
Cada vez mais surgem máquinas para substituir os operadores. Muitos equipamentos trabalham de forma automatizada, com a interferência mínima de humanos.
A indústria 4.0 é o salto de tecnologia que melhora essa automação, permitindo que robôs realizem funções cada vez mais diferenciadas e complexas, desde o operacional até o financeiro.
Em resumo, a indústria 4.0 torna sua fábrica mais eficiente, precisa, rápida e inteligente. Esse conceito surgiu em 2011, quando um grupo de trabalho alemão criou um projeto para informatizar a manufatura e integrar dados em unidades fabris.
Ali nasceu a ideia de fábrica inteligente, em que os maquinários seriam capazes de tomar decisões com base em dados.
Muitos especialistas apontam a indústria 4.0 como a Quarta Revolução Industrial, uma vez que há uma mudança radical na sociedade.
A importância da indústria 4.0 para sua fábrica
De uma certa maneira, a indústria 4.0 é um movimento natural de mudança da sociedade. Esse conceito não atinge somente o ecossistema industrial, ele abrange diversos setores da economia, trazendo um cenário mais eficiente, ágil e autônomo.
Como está a Indústria 4.0 no Brasil?
Muitas fábricas brasileiras já começaram seu processo de transformação digital. Em comparação aos países desenvolvidos, o Brasil ainda engatinha na implementação dessas soluções.
A iniciativa privada criou o projeto C4IR Brasil, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal, com o objetivo de inserir o país na indústria 4.0, por meio de estruturas de governança de tecnologia e o desenvolvimento de políticas públicas.
A indústria brasileira precisa enfrentar 5 desafios na implementação da indústria 4.0:
- Segurança
- Conectividade
- Tecnologias legadas
- Falta de habilidade
- Inteligência Artificial
De acordo com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a economia nos custos industriais com a entrada da Indústria 4.0 pode chegar a 73 bilhões por ano. As principais reduções seriam no consumo de energia e manutenção de maquinários.
Leia também: Como aumentar a produtividade industrial e alcançar altos índices de desempenho
Benefícios da Indústria 4.0
A indústria 4.0 se caracteriza por seis pilares: tempo real, descentralização, interoperabilidade, virtualização, orientação a serviços e modularidade. Esse conjunto de inovações tem um único objetivo que é tornar as máquinas mais eficientes.
A indústria 4.0 traz diversos benefícios para sua fábrica. Os principais são:
- Otimização de recursos
- Novo modelos de negócios
- Personalização
- Atividade mais práticas e eficientes
- Redução de erros
- Processos mais ágeis e seguros
- Redução de gastos
Como sua fábrica deve se preparar para a indústria 4.0?
A indústria 4.0 se utiliza de várias ferramentas tecnológicas para tornar os processos industriais mais eficientes na sua fábrica. As principais são:
- Internet das coisas
- Inteligência Artificial
- Big Data
- Computação em nuvem
- Sistemas Cyber físicos (CPS)
- Manufatura Aditiva
- Cobots
A primeira etapa para sua fábrica se preparar para a indústria 4.0 é mapear as atividades do seu negócio e verificar quais têm necessidade de serem modernizadas, quais podem ser automatizadas, que impactam diretamente na eficiência dos processos.
Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria
O segundo passo é adquirir um sistema como Vedois OEE que monitora equipamentos, processos e operadores em tempo real de forma automatizada. O módulo Vedois OEE aumenta a produtividade da sua fábrica, sem precisar contratar novos funcionários ou investir em novas máquinas.
O sistema é capaz de informar aos gestores qualquer falha ou algo que esteja fora do planejado por meio de avisos via dispositivos móveis, e-mails, avisos sonoros e luminosos, entre outros.
Ficou alguma dúvida sobre a indústria 4.0? Entre em contato conosco.