O Software de OEE é fundamental para o controle adequado de todos os processos de produção industrial. O Vedois OEE é um programa completo de monitoramento dos processos industriais, para gerar dados precisos de MES. Ele pode ser aplicado em qualquer indústria, pois é totalmente dinâmico. No caso do OEE na indústria de embalagens, a solução da Vedois pode melhorar a produtividade e a utilização de insumos no processo.
Para isso, o Vedois OEE monitora o processo inteiro, desde o início da fabricação. Para que você entenda como ele atua no monitoramento e melhora do OEE na indústria de embalagens, veja este vídeo:
Vedois OEE na indústria de embalagens, processo a processo
O processo de fabricação de embalagens tem inúmeras peculiaridades, mas no geral, os processos são similares.
Veja agora como o Vedois OEE atua em cada um dos processos.
1- Extrusão
O processo de fabricação de embalagens começa pela extrusão. Neste caso, o Vedois OEE controla e armazena tudo o que aconteceu com a Ordem de Produção.
Quando encerra-se a bobina, o Vedois OEE gera uma identificação única, contendo lote de fabricação, matéria-prima utilizada, tempos de fabricação, operador, entre outros.
Além disso, pode-se ter uma balança por máquina ou uma balança para todas as máquinas. Como cada bobina tem o seu Identificador, podendo ser uma etiqueta de código de barras ou escrito o identificador na própria bobina, pode-se fazer uma fila das bobinas e levá-las até terminal balança da Vedois para pesagem automática.
Basta ler o código de barras ou digitar a identificação. O peso é capturado automático e associado ao identificador.
Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
2- Gofragem
Nem todas as indústrias possuem este processo. Porém, quando há gofragem, o Vedois OEE é altamente eficiente.
Durante a abertura da OP é obrigação do operador informar o código da bobina que ele irá consumir. Neste momento ele terá no terminal todas as informações da bobina (código, quantidade, entre outros).
Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
3- Impressão
Durante a abertura da OP é obrigação do operador informar o código da bobina que ele irá consumir. Neste momento ele terá no terminal todas as informações da bobina lisa. Na sequência poderá ser feito o controle das tintas que serão utilizadas, bem como seus aditivos, como exemplo o solvente.
Para apontar as tintas é possível ler o código de barras do balde (neste código já existe o modelo da tinta e seu peso).
Finalizado a bobina impressa, pode-se pesar ou não novamente a bobina.
Ao finalizar a OP, será aberto automaticamente um menu para estorno da bobina excedente, abatendo do que foi utilizado e pesa-se a tinta que restou no balde.
O Vedois OEE gera uma nova etiqueta para a tinta que sobrou.
Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
4- Laminação
No processo de laminação, durante a abertura da OP, será obrigação do operador informar o código das bobinas que ele irá consumir. Neste momento ele terá no terminal todas as informações das bobinas.
Na sequência poderá ser feito o controle dos componentes (adesivos ou catalisador). Neste momento é informado o código do componente que ele irá utilizar. Finalizado a bobina laminada, pode-se pesar ou não.
Ao finalizar a OP é aberto automaticamente um menu para estorno da bobina excedente, abatendo do que foi utilizado.
O Vedois OEE gera uma nova etiqueta de identificação para a bobina laminada. Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
5- Refile
Quando se inicia o processo de Refile, o operador precisa informar o código das bobinas que ele irá consumir.
Neste momento ele terá no terminal todas as informações da bobina (código, quantidade, entre outros). O Vedois OEE gera uma nova etiqueta de identificação para as bobinas filhas.
Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
6- Corte e solda
Ao iniciar o processo, o operador precisa informar o código da bobina. Neste momento ele terá no terminal todas as informações da bobina.
Pode-se gerar uma etiqueta no Vedois OEE a cada quantidade de sacolas para fechar volumes. Todas essas informações da produção e consumo de componentes serão enviados automaticamente ao ERP.
O Vedois OEE na indústria de embalagens ainda trabalha com as OP de reprocesso, monitorando todo o processo, de ponta a ponta.
O Vedois OEE na indústria de embalagens vai refletir diretamente na produtividade e no controle dos processos produtivos.
Com isso, o gestor de produção poderá ter dados precisos, encontrar gargalos de produção e tornar o processo inteiramente eficiente.
Se você se interessou pelas facilidades e controle que o Vedois OEE na indústria de embalagens pode proporcionar, entre em contato com nossa equipe!