As organizações que encaram a elevada competição no mercado estão constantemente procurando vias eficientes de otimizar a produção. O aumento da eficiência é um dos diferencias que permite manter o posicionamento do mercado e manter a boa lucratividade. Uma das ferramentas mais utilizadas no chão de fábrica é o apontamento automático da produção.
A utilização do apontamento automático da produção possibilita o melhor rastreamento assim como, o mapeamento dos produtos na linha. Além disso, permite que sejam detectados desperdícios e falhas durante os procedimentos da fábrica.
O que é o apontamento automático de produção?
Este tipo de apontamento é o processo que busca registrar as etapas percorridas por um determinado produto na linha de produção. Soma-se aos registros, a possibilidade de indicar falhas nas etapas e excessos de materiais envolvidos na produção. Desta forma, o apontamento automático da produção proporciona meios para alavancar a produtividade e reduzir custos.
Importância do apontamento
Em termos gerais é possível dizer que o apontamento automático é um dos principais pilares do gerenciamento no campo industrial. Inclusive, muitos gestores consideram que ele é o motor propulsor da gestão da indústria. A sua relevância é decorrente das informações em tempo real proporcionadas. Assim, os dados obtidos instantaneamente são interpretados e geram importantes informações que, ao serem tratadas da forma correta, são fundamentais na tomada de decisão.
No que concerne à relevância, o apontamento automático de produção é importante para ajudar em alguns processos como:
- Gerenciamento de estoque;
- Rastreabilidade;
- Programação do processo produtivo;
- Reprogramação do processo produtivo;
- Gerenciamento de custos;
- Planejamento da produção;
- Controle do sistema produtivo.
Como funciona o apontamento de produção?
Conforme mencionado, este tipo de apontamento é importante para o rendimento da produção. Isto é, oferece informações relevantes sobre o passo-a-passo da produção. Posteriormente, esses dados passam para análise. Em termos gerais, assim que o operador inicia o trabalho em uma máquina, ele informa o momento de início e, quando a tarefa nesse equipamento for concluída, ele deverá informar o fim do uso da máquina.
É relevante salientar que o apontamento pode ser feito pela própria máquina, desta forma, não é preciso contar com uma pessoa dedicada à tarefa, isto é, um apontador.
Instrumentos utilizados no apontamento automático de produção
Para que o apontamento possa ser considerado automático, é relevante que sejam usados dispositivos eletrônicos para tal finalidade. Normalmente, esse apontamento é feito por meio de terminais localizados de maneira estratégica. Sobre os terminais, estes podem ser computadores tradicionais ou especiais para uso industrial com telas do tipo touchscreen. Os tablets também são dispositivos amplamente usados para a realização do apontamento automático de produção.
A transmissão online é realizada mediante a coleta de informações em tempo real referentes a tempos, códigos de parada, ciclos produtivos, gráficos e estatísticas, qualidade, disponibilidade. Além destes dados, o uso de um sistema de apontamento automático de produção possibilita a identificação de gargalos de produção, ajustes, metas, parâmetros dos equipamentos.
Benefícios do apontamento automático de produção
Certamente, você já deve ter percebido que contar com equipamentos que promovam o apontamento automático é indispensável para o bom funcionamento das empresas. No que se refere aos benefícios, podem ser ressaltados:
-
Rastreabilidade
Como as informações são captadas em tempo real mediante o uso de um sistema automático, é possível detectar problemas na produção e localização das falhas no momento em que ocorrem.
-
Ocorrência de perdas
Mediante este sistema de apontamento é possível detectar imediatamente a ocorrência de perdas de matérias primas e produtos acabados.
Em suma, contar com equipamentos que promovam o apontamento automático potencializa a produtividade, uma vez que ocasiona uma melhor rastreabilidade e a redução das perdas tanto no que se refere aos produtos acabados quanto ao uso de matérias primas.