fbpx
Aumento da produtividade industrial

Aumento da produtividade industrial, sem perda de qualidade, é possível?

O aumento da produtividade industrial é a “dor de cabeça” de muitas empresas. Isso porque é ele o responsável pelo crescimento da indústria, a vantagem competitiva e a maior rentabilidade lucrativa.

No entanto, é possível que a empresa enfrente diversas dificuldades para se obter o aumento da produtividade industrial. Isso, principalmente, se ainda houver dúvidas e insegurança da parte de gestores, líderes e diretores.

Uma grande dúvida que ronda o mercado é:

É possível não perder a qualidade com o aumento da produtividade industrial?

 

Essa dúvida é frequente porque se acredita que, ao produzir em maior escala, a empresa irá perder o controle de seus produtos. Logo, a qualidade da produção irá cair.

Porém, essa é uma crença limitante e que impede muitas empresas de se sobressair no mercado, entre as concorrentes, e ampliar o negócio. Assim, podem acabar fechando as portas por falta de investimento em novas tecnologias.

 

Aumento da produtividade industrial e mais qualidade

Afinal, é possível?

É possível obter um aumento da produtividade industrial sem perder a qualidade. Aliás, geralmente, quando se aumenta a produtividade da maneira certa, é possível ganhar ainda mais qualidade na produção.

Isso porque o aumento da produtividade industrial requer a inserção de novas tecnologias, softwares e inteligência artificial no processo de fabricação. Sendo assim, a empresa ganha maior controle sobre o que é produzido.

As máquinas, controladas por softwares inteligentes, fazem a produção de maneira ordenada e igualitária. Garantido uma maior qualidade ao que é produzido. Sem falar na redução de tempo e gastos.

Por isso, o aumento da produtividade industrial não está relacionado com a perda de qualidade. Mas sim, com o ganho de agilidade, controle e, consequentemente, o ganho de qualidade.

Em muitas empresas, esse é o fator decisivo para o destaque no mercado, entre as concorrentes, e o crescimento empresarial. Além disso, a indústria irá corresponder às demandas do mercado e alavancar as vendas.

 

Aumento da produtividade industrial: Como fazer?

É importante que para a empresa não perder a qualidade, aumentando a produtividade, algumas estratégias sejam colocadas em prática. Ou seja, não basta apenas acelerar a produção.

Confira as estratégias:

 

Planejamento

Antes de iniciar o aumento da produção, é fundamental que a empresa faça uma programa de planejamento. Isso irá envolver todas as áreas, não só a responsável pela produção em si.

É fundamental que, por exemplo, as áreas de venda e Marketing sejam compostas por políticas ainda mais agressivas. Uma vez que a produção irá aumentar, e os produtos não podem ficar parados.

O administrativo da empresa também estará diretamente relacionado com essas novas estratégias. Além da equipe de Recursos Humanos, que deve estar pronta para treinar ou contratar nova mão-de-obra qualificada.

 

2) Tecnologia

Não se aumenta a produção de uma empresa sem a utilização de novas tecnologias e inteligências. A empresa que quer ganhar maior espaço no mercado e vender mais, deve investir em novas máquinas e softwares.

A tecnologia é a principal ferramenta para quem quer obter um aumento da produtividade industrial. Além disso, é ela quem irá garantir a qualidade dos produtos.

Com o uso de novas ferramentas, é possível reduzir gastos extras, otimizar o tempo de fabricação, e ganhar maior controle nos processos internos. É possível ainda ter destaque nas vendas e entre os consumidores finais.

 

3) Colaboradores qualificados

Para não perder a qualidade e não inutilizar a tecnologia comprada pela empresa, é fundamental que a mão-de-obra seja qualificada e treinada para utilizar o novo maquinários.

Por isso, a empresa também deve investir em políticas de treinamento, incentivo para cursos de atualização e boas lideranças. Apesar da tecnologia, as pessoas ainda irão ditar o ritmo da produção, no controle de máquinas.

O papel dos gestores também é fundamental, não só para treinar, mas também motivar os funcionários. É normal que eles se sintam acuados e com medo de serem substituídos por máquinas. Por isso, a boa liderança deve agir na motivação para o aumento da produtividade industrial existir.