O primeiro passo para gerenciar sua produção e otimizá-la é conhecer realmente o que acontece na linha de produção. Não é uma tarefa simples, uma vez que são vários processos e grandes áreas. Uma das melhores inovações da Indústria 4.0 é a gestão integrada e remota das etapas de produção. Nesse contexto, entra a telemetria industrial.
Mas afinal, o que é telemetria industrial?
A telemetria industrial é uma técnica antiga, porém com o desenvolvimento da tecnológia ganhou forças, em conjunto com outras inovações como inteligência artificial e Big Data.
A palavra telemetria tem origem grega. Se analisarmos parte a parte, temos: tele – remoto, metron – medida. Entre outras palavras, a telemetria mede e transmite dados de equipamentos, máquinas, ambientes e ativos à distância.
Essas informações são transmitidas para um datacenter (espécie de central de monitoramento), que fará a análise dos dados.
Leia também: Dados precisos de produção ajudam a otimizar processos de sua indústria
A telemetria industrial é usada para acompanhar e automatizar os processos de produção. A transmissão é feita quase exclusivamente como o uso de tecnologia e equipamentos wireless.
Para que serve a telemetria industrial?
Investir num sistema de monitoramento é fundamental para acompanhar e gerenciar os diferentes processos industriais. Atualmente, boa parte das empresas aplicam o Lean Manufacturing, ou seja, manufatura enxuta, com menos custos e desperdício.
Diante de um mercado extremamente competitivo quanto a indústria, evitar desperdícios, gargalos, falhas e otimizar processos é a melhor forma de gerenciar a produção com máximo de eficiência. Acompanhar esse grande volume de dados é impossível sem uma gestão remota.
A telemetria industrial mede temperatura e umidade do ambiente, vibração de equipamentos para saber se eles estão operando de forma correta, mensura a localização de ativos, máquinas e pessoas para acompanhar a execução das etapas de produção.
Por meio da telemetria industrial, o gestor tem mais controle sobre suas operações, e por consequência, maior eficiência.
Vantagens da telemetria industrial
A telemetria industrial possui várias vantagens. Separamos 5 pontos fundamentais que vão ajudar a você gerenciar sua produção com o máximo de eficiência:
Pensamento estratégico – A telemetria industrial ajuda o gestor a tomar decisões mais estratégicas e assertivas, com base em dados reais e não em intuição.
Gestão do maquinário – Por meio da telemetria industrial, é possível monitorar todas as máquinas e equipamentos. Caso seja identificado alguma irregularidade, o gestor poderá realizar uma manutenção preventiva antes que o problema se agrave, aumentando a eficiência das máquinas.
Automação dos processos – A telemetria industrial permite que vários processos sejam automatizados, reduzindo a interferência humana e possíveis falhas. Além disso, os dados medidos são mais exatos e corretos, que podem aumentar a produtividade da sua indústria.
Leia também: 5 formas de reduzir os retrabalhos em sua linha de produção
Menor impacto ambiental – Com a telemetria industrial incorporada nos processos da sua indústria, haverá uma gestão melhor de recursos como água, energia, entre outros, reduzindo o impacto ambiental.
Aumento da produtividade – por meio da gestão completa dos recursos e processos e o mapeamento das condições que afetam a produção industrial, o gestor possui o controle total da cadeia de produção. Isso torna o processo mais preciso, produtivo e inteligente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.
Com a telemetria industrial, o gestor pode acompanhar remotamente o sistema e todos dados relevantes sobre processos, recursos, maquinários. Dessa forma, é possível melhorar a eficiência da produção, medindo tempo de execução, localizando funcionário em tempo real e identificando problemas no processo.