A tecnologia alterou a forma de trabalho de todos os tipos de negócios. Não seria diferente com a indústria de transformação. O impacto de inovações como Big Data, Cloud Computing, Internet das Coisas está muito presente na indústria de transformação.
A indústria de transformação é toda fábrica que converte matéria-prima bruta num produto para o consumidor final ou um produto intermediário para outra indústria. Nos últimos anos, com o acontecimento da Indústria 4.0, novas tecnologias surgiram e permitiram criar o conceito de fábrica inteligente: processos padronizados e confiáveis, instalações com alta produtividade e o mínimo de interferência humana.
A tecnologia e os novos processos produtivos
A indústria de transformação é a base da cadeia produtiva. Setores como petróleo, madeira, metais, remédios, alimentos e outras matérias primas extraídas fazem parte dessa indústria que sofreu mudanças importantes nos seus processos produtivos, nas últimas décadas.
A chegada de novas tecnologias como um sistema automatizado permite que equipamentos e máquinas troquem dados entre si, sem a interferência humana. Muitas indústrias utilizam Machine Learning e Big Data para desenvolver softwares mais eficazes com grandes bancos de dados.
Sem dúvida alguma, a tecnologia impactou a rotina do chão de fábrica, alterando os processos produtivos, aumentado a eficiência operacional e melhorando o engajamento dos colaboradores
Como a tecnologia está presente na indústria de transformação
Com a tecnologia, os dados são fornecidos em tempo real. Isso possibilita que todas as etapas de produção no chão de fábrica sejam acompanhadas instantaneamente. Dessa forma, é possível realizar correções assertivas.
Por meio dos softwares, é possível que homens e máquinas se comuniquem, ou seja, através da internet das coisas, os sistemas técnicos, humanos e mecânicos se comunicam entre si. Através da virtualização, as indústrias podem realizar diversas simulações com protótipos virtuais, para corrigir e melhorar o produto antes de sua produção.
Além disso, a coexistência dos sistemas cyber-físicos garante aos gestores tomar decisões com mais rapidez, assertividade e de maneira descentralizada, uma vez que é possível acompanhar a produção de qualquer local.
Benefícios da tecnologia na indústria de transformação
Segundo estudo da CNI- Confederação Nacional da Indústria, a tecnologia trouxe diversos benefícios para indústria de transformação. Os principais são:
- Redução de custos de manutenção, graças a programas que detectam gargalos e falhas de produção previamente.
- Processos produtivos mais eficientes.
- Economia de energia e água, com programação de máquinas e equipamentos para consumo mínimo.
- Customização e flexibilidade do chão de fábrica.
- Conservação ambiental e sustentabilidade.
- Maior transparência na gestão.
- Melhora da segurança nos processos, reduzindo acidentes de trabalho.
- Aumento da produtividade.
A tecnologia gera uma cadeia produtiva mais eficiente e conectada, utilizando os dados com responsabilidade. Dessa forma, a indústria de transformação tem maior controle sobre o estoque, desenvolve estratégias de marketing mais consciente, melhora as vendas e o atendimento pós-vendas etc.
O maior desafio da indústria de transformação é acompanhar as tendências tecnológicas e reagir a essas novidades com agilidade, como as relações de consumo. Por meio da análise inteligente dos anos, a indústria de transformação é capaz de prever e entender melhor as reais necessidades e demandas dos consumidores.