O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é importante para que as indústrias trabalhem numa produção de maneira efetiva e eficiente. Para melhorar o setor de PCP de sua indústria, é fundamental acompanhar os processos, reduzir falhas, diminuir custos e por consequência, aumentar a qualidade dos serviços e produtos da empresa.
Mas afinal, o que é PCP?
O PCP é um sistema de gestão de produção com o objetivo de prever, facilitar, controlar e otimizar a utilização dos recursos e a criação de padrões de fluxo de trabalho. O principal objetivo é atingir os melhores resultados para indústria, fazendo com que os serviços e produtos sejam entregues pra o cliente certo e no prazo acordado.
Importância do PCP
Para melhorar os erros e falhas nas rotinas da empresa, é importante implantar e melhorar o setor de PCP de sua indústria. Dessa forma, será possível acompanhar todas as etapas da cadeia de produção, analisar a produtividade, melhorar o planejamento e avaliar os resultados.
Além disso, O PCP faz a identificação correta dos materiais, observando a quantidade, prazos acordados com o cliente, estoque, entre outros. Com isso, desperdícios serão evitados no processo produtivo.
Quando as indústrias investem em melhorar o setor de PCP, é possível aumentar a produtividade e qualidade dos colaboradores e reduzir custos. Entre outras palavras, com o PCP, é viável entender todo o fluxo de produção que é o ponto chave para obter resultados positivos.
Por meio do PCP, a indústria vai obter dados corretos sobre mão-de-obra, matéria-prima, materiais em estoque, recursos, cumprimento de prazos, investimentos necessários, etc. Tudo isso, para que a produção na indústria não seja interrompida.
Benefícios em investir no setor de PCP
Quando o setor de PCP é adotado pelas indústrias, os processos se tornam mais seguros, ágeis e com alta produtividade. Isso evita defasagens e desperdícios na produção. Além disso, há outros benefícios em investir no setor de PCP, tais como:
- Ajuste na capacidade de produção;
- Prazo de demanda;
- Automatiza processos;
- Diminuição de custos;
- Subsídios para tomada de decisões;
- Segurança financeira;
- Colaboradores satisfeitos;
- Melhor planejamento do chão de fábrica;
- Comunicação eficiente;
- Avaliação e controle de estoque;
- Maior equilíbrio entre setores de produção e comercial;
- Maior qualidade dos serviços e produtos;
- Melhor acompanhamento da produção.
Como funciona o setor de PCP
Para que o setor de PCP funcione, é importante ter um plano de ação que vai apoiar os gestores a tomar as melhores decisões. Na prática, o PCP é dividido em três etapas:
Etapa 1- Planejamento: Nessa fase, o gestor deve identificar o que deverá ser feito e estabelecer em quanto tempo será necessário para concluir as tarefas.
Etapa 2 – Programação: Para essa etapa, a indústria precisa definir os recursos que deverão utilizados para a produção.
Etapa 3 – Controle: na última etapa, é quando ocorre o controle de tudo que foi planejado. A partir daí, é possível identificar gargalos ou falhas e fazer ajustes de forma mais rápida.
Leia também: 7 formas de melhorar a gestão de produção de sua indústria
Como criar indicadores de desempenho industriais de forma eficaz
Formas de melhorar o setor de PCP de sua indústria
Algumas ferramentas ajudam a melhorar o setor de PCP de sua indústria e vão garantir maior disponibilidade de recursos e materiais e, por consequência, o cumprimento dos prazos de entrega ao ciente final. Confira as 4 formas:
MPS ou Programa de produção
Conhecido por Master Prodution Scheudul, esse programa é usado para planejar ordens de fabricação, que deverão ser produzidas para atender a pedidos ou reposição de estoque, dentro de um prazo estipulado.
Esse planejamento serve como base para calcular o MRP, o planejamento de recursos de manufatura. O MRP é usado por indústrias para automatizar a programação de produção e o planejamento de materiais. Com o programa, o cálculo e os riscos de falhas reduzem drasticamente.
Cálculo de capacidade produtiva
Esse cálculo apresenta para o gerente de produção, a quantidade de horas necessárias e disponíveis para produzir as ordens de fabricação, conforme o cronograma de produção. O cálculo considera a disponibilidade dos equipamentos e máquinas e as ordens que já se encontram abertas.
Vínculo entre ordens diferentes de um PA
Muitas vezes, uma operação é muito complexa e serão necessárias ordens de fabricação diferentes de componentes para que finalizar a ordem do produto final. É fundamental contar com uma ferramenta que vincula todas essas ordens. Dessa forma, será mais fácil acompanhar a produção e as falhas serão reduzidas.
Visão de todos os recursos
É fundamental contar uma ferramenta que indica a quantidade de recursos. Ela deve inclui materiais, equipamentos, ferramentas e colaboradores necessários para a produção de cada ordem. Com isso, a indústria evita desperdícios.
Na prática, o setor de PCP de sua indústria vai otimizar o uso dos recursos, reduzir falhas ou desperdícios e garantir as entregas nos prazos estabelecimentos. Dessa forma, a indústria terá mais produtividade e qualidade produtiva.