fbpx
Programa de Gerenciamento de Produção Industrial

Programa de Gerenciamento de Produção Industrial para melhorar a produtividade

Na indústria, é indispensável ter controle dos processos envolvidos na fabricação de produtos. Quando se fala em plano e monitoramento do processo produtivo se tem em mente dois objetivos principais: diminuir os custos envolvidos na produção e potencializar a eficiência da mesma. Um programa de gerenciamento de produção industrial pode ser extremamente eficiente para o alcance de tais objetivos.

A produção no chão de fábrica não é um processo simples, ao contrário, para haver sucesso e serem produzidos produtos de qualidade é preciso cuidar das diversas etapas envolvidas. Estas incluem a gestão do estoque, plano de compras, análise dos prazos estipulados para produção, entre outras.

 

PCP: Programa de Controle de Produção

O PCP industrial é o mesmo Programa de Gerenciamento de Produção industrial. O PCP é um sistema que gerencia os recursos do tipo operacional utilizados na indústria.

A principal característica deste sistema é que ele possibilita o planejamento, monitoramento e também a programação da produção industrial. Como resultado, a indústria pode conseguir atingir um melhor patamar em termos de qualidade de produtos e potencializar a produtividade das equipes de trabalho.

 

Funções do Programa de Gerenciamento de Produção Industrial

Ao considerar as características principais de este tipo de programa, percebe-se que o seu uso impacta de maneira positiva, toda a empresa. Assim, também pode-se entender que não contar com um PCP Industrial de qualidade interfere no funcionamento das operações.

Tendo em vista esta situação e ponderando as suas características, o Programa de Gerenciamento de Produção Industrial tem funcionalidades baseadas em diversos pilares. Sendo eles:

  • Planejamento (quanto e quando será iniciada a produção dos produtos).
  • Programação (considera os recursos usados na produção).
  • Controle (monitoramento fundamental para evitar e corrigir falhas e desvios durante o fluxo de produção).
  • Layout da planta industrial (objetiva melhorar o aproveitamento de insumos).
  • Etapas do processo industrial.
  • Definição da mão de obra mecânica e humana.

Ter em mente essas considerações permite que a empresa possa planejar, programar e também controlar melhor todo o processo produtivo. Possibilita a revisão dos objetivos sempre que esta ação for necessária, assim, evitam-se os desvios.

No que tange à necessidade de efetuar alterações no processo produtivo, contar com um programa de gerenciamento de produção industrial permite que a gerência tenha acesso a dados relevantes. E isso, facilita uma tomada de decisão eficiente e orientada à solução de essas inconsistências.

 

Vantagens da utilização de um Programa de Gerenciamento de Produção industrial

O uso de softwares direcionados à gestão empresarial é uma tendência de mercado. A cada dia, mais organizações entendem a importância de contar com um programa que ofereça informações de diversas índoles e estas sejam armazenadas em um único software.

Assim, o aumento do uso dos PCPs têm aberto os olhos de muitos gestores para a relevância da sua utilização:

Tomada de Decisão

Este recurso possibilita o controle do fluxo de produção industrial. Assim, sendo, os dados que chegam ao PCP são armazenados e estão sempre à disposição dos gestores e usuários do programa.

Isto significa, que os dados poderão ser acessados a qualquer momento, sempre que as informações sejam necessárias. A importância do sistema ao suporte à tomada de decisões também é baseado na melhora da identificação de falhas e problemas. Mediante a constatação do problema, a gerência pode tomar decisões tendo como base dados reais.

Melhor relacionamento entre os setores de vendas e produção

Sem dúvidas, contar com informações de estes dois setores é primordial para o andamento das atividades operacionais da indústria.

Imagine o que aconteceria se a empresa vendesse mais produtos do que a quantidade que mantem em estoque? Seria um grande problema, não é mesmo?

Por este motivo é fundamental que ambos setores troquem informações sobre produção e vendas. Saber quantos produtos há no estoque, necessidade de produção mensal, quantos pedidos foram feitos no mês, são apenas alguns dos dados que devem ser interligados.

Resultados mais interessantes

Quando uma empresa do ramo industrial organiza as suas atividades considerando o planejamento, ela consegue obter melhores resultados. No entanto, alcançar melhor lucratividade demanda controle e monitoramento adequado.

Esse controle viabiliza a percepção dos pontos fracos e fortes do processo produtivo e também do processo logístico. Como consequência, pode-se fazer frente aos problemas levando em consideração a sua ordem de prioridade.

Se você está procurando um sistema que possa melhorar o processo produtivo e melhorar a tomada de decisão na sua indústria, confie nos nossos consultores.