fbpx

Otimização da produção no chão de fábrica, para indústria de transformação

A otimização da produção no chão de fábrica é uma das melhores maneiras de se destacar no mercado e obter resultados positivos na indústria de transformação. A escala de produção dessas empresas é muito ampla, o que provoca um elevado gasto para executar as atividades.

Pensando nisso, é fundamental a indústria de transformação utilize ferramentas tecnológicas para otimizar o processo de produção para que as tarefas fabris sejam desenvolvidas com maior dinamismo e diferencial. Neste artigo, apresentamos 7 dicas para otimização da produção no chão de fábrica, tornando a indústria de transformação mais competitiva.

 

1.   Mapeie todo processo de produção industrial

O mapeamento do processo de produção industrial é o ponto de partida para realizar qualquer mudança no chão de fábrica. Todas as etapas de produção devem ser mapeadas: entradas, saídas, ações, tarefas, etc. A partir daí, é possível identificar e analisar falhas, gargalos e fazer correções.

Para fazer o mapeamento do processo de produção no chão de fábrica, você deve:

  • Identificar todas as atividades e etapas que fazem parte desse processo;
  • Considerar os objetivos de cada tarefa. Ela e importante? Qual é a sua rotina?
  • Determinar o nível de detalhamento de todos os dados. Onde é o ponto de partida dessa etapa? Qual resultado é esperado?
  • Validar o mapeamento utilizando a Técnica SIPOC (suppliers, inputs, process, outpus e customers), traduzindo: fornecedores, entradas, processos, saídas e clientes.
  • Avaliar o processo produtivo para identificar falhas e gargalos.
  • Elaborar uma proposta para alterar ou corrigir os processos.
  • Gerar um mapa com novo processo de produção e divulgar para todo os colabores.

 

2.   Identifique e solucione as falhas e gargalos na produção

Gargalos na produção é quando ocorre um retardamento ou até mesmo paralisação das atividades em uma determinada etapa. Esse problema cria vários obstáculos, pois impede o cumprimento de metas pré-estabelecidas pela indústria de transformação.

O maior desafio do gargalo é a sua identificação. Para detectar e solucioná-los, você precisa utilizar o mapa de processo, encontrar a causa do problema, acompanhar as entradas e saídas, definir um plano de ação e usar os indicadores de desempenho para obter os dados mais precisos.

 

3.   Crie um planejamento de manutenção preventiva

O planejamento de manutenção preventiva ajuda a aperfeiçoar o uso das máquinas e equipamentos, evitando falhas, melhorando a performance e otimizando o consumo de energia.

Esse planejamento de manutenção preventiva ajuda na otimização da produção no chão de fábrica, evitando prejuízos com componentes, máquinas e equipamentos. Para realizar o planejamento de manutenção preventiva, faça o levantamento de todas as informações e o controle de cada máquina periodicamente, registre os dados de cada máquina e crie um checklist para a manutenção.

 

4.    Faça uso da Internet das Coisas

A internet das coisas (IoT) conecta equipamentos, dispositivos, pessoas, por meio da conexão. Essa inovação tecnológica permite que toda a cadeia produtiva esteja integrada digitalmente.

A presença da IoT no chão de fábrica permite que todas as máquinas e setores possam trabalhar online, provendo dados em tempo real num único ambiente. As vantagens são inúmeras, tais como: maior eficiência operacional, melhor rendimento de máquinas, redução no custo de cada ciclo, redução de paradas, melhoria no uso dos recursos etc.

 

5.   Use um software de gestão

O sistema ERP é um software de gestão que integra os processos de produção, otimizando-os. Ele padroniza os processos, elevando a eficiência das tarefas. As operações se tornam mais dinâmica, o que garante economia de tempo e redução de retrabalho.

A otimização da produção no chão de fábrica melhora a eficiência operacional na indústria de transformação. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.