Ao adotar indicadores de produção automatizados, a indústria se beneficia dessas métricas de desempenho para tomar decisões mais assertivas. O uso de indicadores de produção industrial otimiza as rotinas de trabalho e o controle dos processos, tornando a indústria mais eficientes.
Mas afinal, o que são indicadores de produção automatizados?
Os indicadores de produção automatizados contribuem para as indústrias façam a mensuração de eficiência, performance, desempenho e eficácia das produções fabris.
Esses indicadores envolvem índices, taxas, percentuais que mensuram tanto quantitativo, quanto qualitativamente os resultados de processos de produção nas indústrias.
Conheça o Vedois OEE
Os indicadores de produção automatizados mensuram todos os níveis das etapas de fabricação, contribuindo para aumentar o desempenho e a redução de custos. Eles são utilizados para descobrir ineficiências, gargalos, falhas e desperdícios que comprometem diretamente a produtividade.
Além disso, através dos indicadores, é possível a identificação do nível de aproveitamento dos recursos, dentro de um período determinado. Os indicadores também permitem mapear os pontos fortes e fracos no setor de produção e entender a produtividade e o desempenho de cada máquina, colaborador, setor, etc.
A importância dos indicadores de produção industrial
De acordo com o professor estatístico americano W. Edwards Deming, “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Deming melhorou os processos produtivos no seu país durante a Segunda Guerra Mundial e fez história com seu trabalho no Japão. Essa frase é considerada a máxima da melhoria dos processos e da qualidade total.
Os indicadores de produção automatizados são muito importantes para medir a qualidade dos processos, dos produtos, mensurar tempo de fabricação, controlar estoque, medir tempo de preparação e produção geral, e a satisfação dos clientes e funcionários.
O principal objetivo dos indicadores de produção automatizados é a melhor do desempenho e performance da indústria para que ela possa alcançar:
- Capacidade de performance para os recursos adotados;
- Melhor clareza sobre os custos-benefícios;
- Maior qualidade nos produtos que serão entregues aos clientes;
- Uma estratégia mais eficiência conforme as metas da empresa.
Melhores indicadores de produção automatizados
Cada indústria possui necessidades e processos diferentes. No entanto, há indicadores de produção automatizados que mensuram a melhora da experiência do cliente com a empresa, em tempo real.
Para realizar qualquer mudança na estratégia dos processos, é fundamental contar com dados confiáveis, concretos, atualizados e precisos. Vários indicadores de produção automatizados precisam ser combinados para garantir os objetivos da indústria. Confira alguns deles:
OTIF (On Time In Full)
É um indicador de produção muito importante, pois melhora a entrega dos pedidos dentro de um prazo estabelecido. A OTIF destaca onde estão as deficiências no processo de produção, desde a emissão de ordem de pedido até a entrega ao cliente.
O cálculo da OTIF é feito da seguinte forma:
OTIF= %on time x %in full
Sendo que on time é o atendimento de todos os compromissos em qualquer horário e dia. E in full significa se não houve nenhuma falha na entrega ou se faltou algo.
Quando o OTIF atinge 100% significa que a indústria atendeu todos os pedidos dos clientes na especificação e quantidade correta.
OLE (Overall Labor Effectiveness)
Também conhecido como Eficácia Geral de trabalho, esse indicado mensurar o efeito cumulativo que 3 fatores interferem na produtividade ou na mão-de-obra. O resultado permite que os gestores tomem decisões de forma precisa e que as ações corretivas sejam feitas de maneira para rápidas.
Os 3 fatores de força de trabalho são:
- Qualidade: a porcentagem do produto que foi produzido e está pronto para ser vendido.
- Desempenho: o número de produtos entregue.
- Disponibilidade: porcentagem do tempo que os colabores gastam na produção.
O cálculo é feito da seguinte forma:
OLE = Qualidade x Desempenho x Disponibilidade, sendo que:
Por meio do OLE, a indústria pode verificar atrasos, inatividade de máquinas, ausências, entre outros.
Leia também: Redução de custos de produção industrial, como obter sucesso?
OEE (Overall Equipment Effectiveness)
O indicador OEE ou Eficiência Global dos Equipamentos mensura a eficiência total do equipamento, baseado na disponibilidade, produtividade e qualidade. Ele é usado para mostrar e qualificar como a produção está acontecendo dentro da empresa.
Imagina uma indústria com vários maquinários disponíveis, mas que produzem abaixo do desempenho esperado.
O OEE pode ser calculado da seguinte forma:
OEE = %disponibilidade x %produtividade x %qualidade
A fórmula para cada fator é feita da seguinte forma:
Disponibilidade = tempo produzido/tempo disponível x 100
Produtividade = produção real/ produção planejada x 100
Qualidade = produtos perfeitos/ total de produtos confeccionados x 100
Quando o OEE é medido acima de 85% significa que a indústria atingiu a eficiência global.
Quer saber mais sobre os indicadores de produção automatizados, fale com nossos consultores.