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De olho no prazo: Como evitar perder clientes

Segundo o site do Procon-SP, reclamações por atrasos ou pela entrega fora do prazo ocupa o sétimo lugar no ranking de reclamações desde o início deste ano. Com a evolução da tecnologia e de ferramentas de planejamento, perder clientes é uma falha absolutamente evitável.

Tudo começa com um bom conhecimento do maquinário e acesso a informações em tempo real sobre a produtividade. Por isto, a automação industrial tem sido uma forte aliada no combate a atrasos. Porque antes mesmo de iniciar a produção é possível prever o prazo em que o produto estará pronto para ser despachado à transportadora.

Hoje há softwares que mostram pela tela do celular, tablets ou computadores como está o funcionamento da planta inteira do chão de fábrica. Também ficam registrados o andamento das OPs (ordens de produção) e os motivos de parada. Os dados podem ser acessados à distância pela internet e, em caso de problemas, uma notificação chega pelo celular ou computador imediatamente.

Em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo, perder clientes para a concorrência por um motivo que pode ser evitado é uma estratégia de sobrevivência e fidelização. Sem falar que a pontualidade faz aumentar na clientela a credibilidade e confiança e evita que você perca clientes.

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