Uma infinidade de produções conta atualmente com linhas automatizadas ou que utilizam softwares para otimização. O setor industrial é um dos mais beneficiados com esses tipos de tecnologias. Reconhecendo tais potencialidades, indústrias vêm investindo no envio automático de arquivos CAD/CAM para melhorar seus serviços.
O que é CAD/CAM?
Antes de apontar os setores que estão sendo beneficiados com o envio automático de arquivos CAD/CAM, é necessário compreender esta tecnologia. De modo resumido, CAD/CAM são softwares empregados para projetos e fabricação nas linhas de produção. Em outras palavras, são softwares utilizados em computadores para a elaboração de projetos e diversas fabricações.
Descrito de forma mais objetiva, O CAD representa o uso tecnológico da computação otimizada na criação e documentação de projetos. Por sua vez, o software CAM utilizada diversos modelos de montagens criados com o uso do CAD. Essa dinâmica é capaz de disponibilizar ferramentas que controlam as máquinas responsáveis pela produção de peças físicas.
O envio automático de arquivos CAD/CAM deve ser pensando de forma funcional. Assim, as aplicações de CAD/CAD servem para projetar um projeto e programar seu processo de manufatura. Trabalhando com o envio automático de arquivos CAD/CAM, as indústrias realizam meta-produção e produção.
Com todos esses referenciais apresentados, é possível dizer que o envio automático de arquivos CAD/CAM faz parte do cotidiano da usinagem.
Dessa maneira, os softwares são aplicados para protótipos e em peças acabadas. Assim como ocorre na usinagem, o envio automático de arquivos CAD/CAM também é recorrente nas indústrias de metalomecânico, moveleiro e têxtil.
Benefícios diretos e de longo prazo proporcionados pelo CAD/CAM
O setor industrial pode utilizar diversos recursos e aplicações com o CAD/CAM. Os softwares viabilizam o carregamento das fotos dos produtos para visualizações. Essas visualizações são essenciais para que o operador possa dar início a fabricação dos produtos.
Há um benefício direto gerado com esse recurso. Emprego-o na usinagem, o operado, assim como a indústria como um todo, diminui os erros de produção. Com isso, não é necessário para as máquinas porque um possível erro inicial torna-se inexistente.
Com isso, as indústrias ganham tempo e aumentam a produtividade (uma vez que não precisa para as máquinas). O resultado final, a longo prazo, é do aumento da rentabilidade.
Além desse recurso, entre muitos outros, é possível conferir em telas a comparação de programas que estão sendo executados. Tal fator proporciona uma dinâmica mais ágil nos processos de linha de produção. Em complemento, pode ser efetivado o acesso nas pastas das máquinas, além de utilizar recursos de usinagem on-line.
Envio automático de arquivos CAD/CAM para o emprego de modeladores
Nos setores industriais que detalhamos anteriormente, o envio automático de arquivos CAD/CAM pode ser utilizado em diversos modeladores. Os softwares podem ser utilizados em diferentes métodos de modelamento.
Há industriais que utilizam o CAD/CAM em modelagens de superfícies, para materiais sólidos e em modeladores híbridos. Em suma, há diversas formas de utilizar este recurso para modelagens de produtos industriais.
Com os softwares é possível mensurar de tamanho das modelagens, desde o seu conteúdo genérico até os mínimos detalhes. Tudo isso pode ser acompanhado via computadores por um ou mais usuários.
Até a profundidade das modelagens pode ser verificada, entre outros fatores que influenciam a produção e fabricação do produto em si. Além disso, qualquer erro verificado nas modelagens virtuais produzidas com o CAD/CAM podem ser alteradas antes de servir à produção.
No apanhado geral, o envio automático via rede de arquivos CAD/CAM vem otimizando o trabalho de milhares de empresas industriais. As aplicações desses softwares são múltiplas. Por esse motivo, vale para as indústrias conhecem um pouco mais sobre esta tecnologia através de pesquisas e artigos como esse.
As principais vantagens é evitar a perda de pendrive, extravio e vírus em máquina. Com o Vedois DNC, é possível gravar os ajustes na máquina no CAD/CAM. Além disso, é possível retornar para pasta original corrigido.