fbpx
produtividade industrial

5 formas de aumentar a produtividade industrial

A alta eficiência é o que concede competitividade a um empreendimento e a determinação do sucesso em qualquer setor está vinculado a ela. Assim, é indispensável no dia a dia encontrar maneiras de aumentar a produtividade industrial, visando aprimorar os processos internos de operação.

No entanto, o que faz com que algumas companhias tenham rendimento mais elevado que outras, mesmo estão no mesmo segmento? Portanto, sempre é necessário descobrir novas técnicas e condições para elevar o rendimento dos funcionários, a fim de chegar a excelência.

5 formas de aumentar a produtividade industrial

1 – Capacitação de mão de obra

Hoje em dia, averiguar algumas estatísticas comparando a produção nacional com a norte-americana são indispensáveis para compreender o quadro. Isso porque diversos fatores são essenciais para aumentar a produtividade industrial.

Os Estados Unidos levam muito a sério a qualificação de seus profissionais e aprimoramentos estruturais. De acordo com um artigo do site Check List Rápido, cada funcionário americano rende até 100 mil dólares anuais. Já o funcionário brasileiro, por sua vez, alcança somente 22 mil anualmente.

Vale salientar ainda que a renda por capita nos Estados Unidos é cinco vezes superior à do operário brasileiro. Sendo assim, aprimorar a capacidade de trabalho do funcionário é fundamental para render cada vez mais.

2 – Otimização da produtividade

Aproveitar as inovações tecnológicas para o seu setor é uma das principais formas de aumentar a produtividade industrial. Algumas vezes, as despesas fazem com que esse investimento se torne mais difícil para micro, pequenos e médios empresários.

Contudo, existem técnicas viáveis que podem ser utilizadas nos processos para agilizar o ciclo produtivo. E, partir daí, conseguir uma margem de lucro ainda maior para o empreendimento.

Por exemplo, um dos grandes desafios para as empresas está no período ocioso. Aprimorar a logística em cada departamento com o intuito de diminuir a circulação de profissionais, mercadorias e máquinas. Isso faz com que se tenha muito mais tempo destinado para a produção.

Além de proporcionar menor cansaço nos colaboradores, oportunizando que a qualidade do trabalho também se eleve. Com essa facilitação no dia a dia, o número de mercadorias que necessitam de ajustes também tende a cair. Sendo este mais um incentivo para o crescimento da eficiência na indústria.

3 – Integração entre setores

Aumentar a produtividade industrial também tem muito a ver com uma boa integração entre todos os departamentos. Só que isso também é de responsabilidade dos gestores, que devem tomar algumas decisões.

Uma avaliação aprofundada a respeito do ritmo de produção é essencial, conferindo o período de maior rendimento. Essa analise a respeito dos horários pode ser útil para otimizar os processos internos e acabar com as falhas de comunicação.

4 – Métodos de operação

As formas operacionais também precisam estar frequentemente sendo revisadas para encontrar vulnerabilidades. O ideal é trabalhar com algum tipo de estimulo aos colaboradores, seja para quem aumentar a produtividade ou sugerir práticas inovadoras.

Alterações simples, mesmo que mínimas, podem trazer ótimos resultados a curto ou longo prazo. E isso sem que seja necessário a realização de grandes investimentos por parte da companhia.

Deste modo, é fundamental prestar sempre atenção em todas as etapas, desde a entrada da matéria-prima até a entrega do produto. Para alcançar o proveito máximo, é indicado que sejam efetuadas gradativamente mudanças e ajustes internos. Isso sempre levando em consideração a opinião dos funcionários.

5 – Criatividade

Utilizar a criatividade de gestores e/ou funcionários também auxilia a aumentar a produtividade industrial. Isso acontece porque a visão diferenciada pode resultar na redução das despesas, bem como ampliar a sensação de satisfação dos profissionais.

Basicamente, a criatividade aqui consiste em adaptar ferramentas, procedimentos e até soluções tecnológicas as suas necessidades. Com conhecimento e atenção a sua demanda interna, dá para deixar o dia a dia muito mais ágil e eficiente.