fbpx

Melhores Práticas para Análise de Causa Raiz na Redução do MTTR

O MTTR é um dos indicadores mais importantes do setor de manutenção da sua indústria. Isso porque ele se refere ao tempo médio para reparo, ou seja, o tempo necessário que a sua equipe precisa para realizar reparo nos equipamentos considerando a menor indisponibilidade possível. Para conseguir reduzir o MTTR, é necessário analisar a Causa Raiz e determinar quais são os fatores que interferem no tempo necessário para reparo.

É importante considerar que o MTTR abrange desde o intervalo do início da ocorrência da falha até a restauração completa do maquinário, ou seja, considerando a detecção da falha até a sua correção. O monitoramento desse indicador ajuda a avaliar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, assim como a eficiência e produtividade das equipes responsáveis pelos reparos.

Qual a diferença entre o MTTR e o MTBF?

Embora se refiram a aspectos diferentes do processo de manutenção do ambiente industrial, o MTTR e o MTBF são indicadores que são usados em conjunto. O tempo médio para reparo está diretamente relacionado com o tempo médio entre falhas, considerando que essas métricas relacionadas podem ajudar no processo de identificação de possíveis pontos de melhoria na confiabilidade dos seus processos.

O tempo médio para reparo é calculado levando em consideração dois fatores fundamentais: o tempo total necessário para os reparos e a quantidade de reparos realizados. O processo de registro desse tempo inicia desde a identificação da falha até a retomada da funcionalidade do equipamento, para que toda indisponibilidade do equipamento seja contabilizada.

Considerando que durante todo esse processo são necessárias algumas etapas, é possível determinar com base em dados confiáveis quais são os processos que falham e que podem ser melhoradas para redução do MTTR.

Com base nesse indicador, a indústria consegue identificar quais são os fatores relacionados com esse tempo, e a partir daí aprimorar os processos para reduzir ainda mais o tempo de inatividade dos equipamentos, de forma que o seu maquinário entregue a maior disponibilidade possível.

Leia também: Sistema MES para indústria para aumentar a produtividade

Análise de Causa Raiz

A análise de causa raiz é um processo baseado em uma metodologia estruturada que é utilizada para identificação das causas para a falha ou problema técnico do equipamento. Essa análise vai permitir a identificação das causas e rastreá-las até a respectiva causa raiz do problema.

Uma vez identificada essa causa raiz, é possível estabelecer um processo de manutenção preditiva que ajude a reduzir as falhas e otimizar o processo de manutenção, ajudando a indústria a alcançar a produtividade esperada.

Essas ações em conjunto vão permitir a redução do MTTR, visto que a equipe estará mais preparada para lidar com os incidentes. Dessa forma, é possível minimizar o tempo de inatividade e aumentar a confiabilidade do sistema, ajudando no processo de identificação de componentes que estão mais propensos a falhas e melhorar equipamentos que possam estar causando paradas de forma mais contínua.

Além disso, o tempo médio para reparo também ajuda na redução dos custos, ajudando a indústria a aprimorar a eficiência do processo de reparo e garantir que os equipamentos consigam ter a sua vida útil aumentada.

Todos esses processos acabam entregando uma maior satisfação para o cliente final e uma produtividade maior, que quando traduzida em números, resulta em rentabilidade para a indústria. Por esse motivo é necessário contar com uma ferramenta de controle que ajude no processo de tomada de decisão baseada em dados consolidados, fornecendo à indústria métricas baseadas em informações realistas sobre a eficiência dos seus processos.