Você sabe o que é um sistema de controle de produção? A organização e eficiência de uma indústria são características que podem interferir diretamente no sucesso e rentabilidade do negócio. O sistema de controle de produção pode contribuir para a otimização dos processos industriais, melhoria do padrão de qualidade e redução de custos, garantindo que a indústria tenha resultados mais significativos.
Além disso, o sistema de controle de produção também vai ajudar a otimizar o serviço dos colaboradores envolvidos nas tarefas operacionais. Isso porque esse controle automatizado vai permitir que os colaboradores sejam direcionados para tarefas mais estratégicas garantindo que a sua indústria tenha foco naquilo que é realmente importante.
O que é um sistema de controle de produção?
O sistema de controle de produção é uma ferramenta desenvolvida com base em processos e práticas para aumentar a produtividade, reduzindo desperdícios e melhorar os resultados dentro de uma Indústria. Essa ferramenta realiza o monitoramento, e a otimização das etapas produtivas, garantindo que toda a jornada desde a matéria-prima até a entrega do produto seja monitorada e controlada com eficiência.
Dessa forma, os gestores terão uma visão ampla sobre tudo que acontece dentro da empresa, garantindo visibilidade e um maior controle de recursos, de forma que é possível entregar uma demanda de acordo com o planejado e com mais qualidade.
Uma das maiores vantagens do Sistema de Controle de Produção é garantir a identificação de falhas e pontos de melhorias durante o processo. Isso porque esse controle completo dos processos industriais consegue identificar gargalos, falhas e problemas operacionais que prejudicam a produtividade e a entrega de resultados.
Além disso, esse sistema pode garantir diversos benefícios, como:
- Redução de custos;
- Melhoria da qualidade do produto;
- Aumento da produtividade;
- Melhor aderência aos prazos;
- Otimização do processo de tomada de decisão.
Leia também: Sistema MES para indústria para aumentar a produtividade
Como implementar um processo um sistema de controle de produção industrial?
A implementação de um sistema de controle de produção industrial deve levar em consideração algumas etapas fundamentais. Entretanto, é necessário adotar uma ferramenta que consiga entregar recursos completos para que a sua empresa gerencie e controle todos os aspectos da indústria com praticidade e eficiência.
Feita a escolha da ferramenta, pode ser iniciado o processo de implementação, que pode ser feito da seguinte forma:
Análise e diagnóstico
Inicialmente é necessário entender o que está acontecendo dentro da sua operação. Para isso é fundamental realizar um diagnóstico preciso da sua operação e entender quais são os processos realizados, possíveis pontos de melhoria e falhas de eficiência.
Metas e objetivos
Realizada a análise, agora é o momento de determinar a onde a sua indústria quer chegar. Nesse sentido, e com base nas informações coletadas no diagnóstico anterior, é necessário determinar quais são os objetivos gerais da empresa como por exemplo redução de desperdícios, aumento de produtividade, melhor qualidade de produto final, entre outros.
Otimização de tecnologias
É fundamental que os equipamentos que são utilizados dentro da sua indústria sejam compatíveis com a ferramenta de gestão e controle que a sua empresa escolheu. Para isso, é necessário avaliar quais são as tecnologias adequadas para suportar o sistema de controle de produção industrial e realizar as mudanças conforme necessário.
Implementação
A implementação do Sistema de Controle industrial deve ser feita com base em um cronograma e etapas determinadas de acordo com as responsabilidades e os membros da equipe. Para isso, os responsáveis devem ser treinados para garantir essa implementação e monitorar o progresso das etapas.
Monitoramento
O acompanhamento do processo é fundamental para determinar se seu sistema de controle de produção está funcionando e entregando os resultados esperados. Esse processo deve ser feito com base em métricas, análise de resultados e indicadores de desempenho.
Caso necessário, e com base nas informações coletadas, é possível realizar ajustes e melhorias que ajudem a entregar resultados cada vez melhores.