fbpx

7 razões para investir em um sistema de controle de produção industrial

A automação industrial deixou de ser uma possibilidade futura e passou a ser uma necessidade do presente. Contar com equipamentos mais eficientes, máquinas inteligentes e processos otimizados é extremamente necessário para as empresas que desejam garantir seu posicionamento no mercado. Investir em um sistema de controle de produção industrial vai ajudar a sua empresa a alcançar resultados superiores, agregar processos mais inteligentes e entregar resultados otimizados.

A automação industrial é uma realidade e já está presente em indústrias de todos os setores e em praticamente todos os processos realizados. Contudo, ainda existem algumas empresas que apresentam preocupações quanto às possibilidades trazidas pelo controle automático da produção, principalmente com relação aos benefícios e aos custos que esse processo vai agregar.

Para te ajudar, preparamos uma lista de sete razões que vão te ajudar a justificar um investimento em um sistema de controle e apontamento de produção industrial. Veja a seguir:

1. Redução de custos

O sistema de controle de produção industrial vai ajudar a sua empresa a estabelecer processos mais inteligentes, focados e voltados para a qualidade do produto oferecido. É possível reduzir a incidência de erros e desperdício de mão de obra e de materia-prima, e por consequência, os custos de produção.

2. Maior produtividade

O sistema MES de controle de produção industrial ajuda sua equipe a garantir processos mais eficientes e inteligentes no decorrer da produção . Com a ajuda dessa ferramenta, os equipamentos conseguem atingir um ciclo mais eficiente e veloz, um controle mais assertivo do que está sendo realizado.

3. Controle remoto

Esse sistema também vai ajudar os seus gestores a realizar um controle mais inteligente do que acontece dentro da indústria. Além de contar com relatórios realistas em tempo real, ele também permite que a sua equipe identifique erros e falhas que podem prejudicar a continuidade dos processos e os resultados no final da linha de produção.

4. Aumento da segurança

A segurança é um dos assuntos mais importantes quando a pauta é avanço tecnológico. Muitas empresas se preocupam com a segurança dos colaboradores durante o processo de transformação digital, mas esse é um fator extremamente benéfico para o negócio. O controle remoto dos processos contribui para um ambiente mais seguro e inteligente.

5. Processos mais padronizados

Dentro da indústria, muito rendimento se perde por conta de erros na produção e desperdício de matéria prima. O sistema de controle da produção industrial ajuda na gestão mais inteligente dos recursos e dos processos que estão sendo realizados. Através da automação, a indústria consegue implementar uma forma mais inteligente de realizar tarefas sem que seja necessário intervenção de um operador. 

6. Contribui para um processo de tomada de decisão mais inteligente

A automatização do controle elimina a necessidade de anotações manuais feitas em planilhas sobre volume de produção, utilização de matéria prima, controle de refugos e outras informações. Esse recurso permite realizar esse controle de forma automática, o que contribui para o processo de decisão mais rápido e assertivo.

7. Maior faturamento

Aumentar a capacidade produtiva e reduzir os custos ajuda a eliminar falhas e padronizar os processos, contribuindo positivamente para o faturamento da empresa. 

Os avanços tecnológicos são essenciais para garantir o crescimento da empresa e é necessário que os negócios modernos tenham a visão estratégica necessária para trazer otimização e inteligência para o ambiente industrial.