O principal objetivo da grande maioria das indústrias é garantir uma maior margem de lucro. Para que isso seja possível, é necessário estabelecer métodos e estratégias que ajudem a reduzir os custos de produção. Com ajuda de algumas estratégias eficazes, é possível aumentar a rentabilidade sem prejuízo à qualidade do produto final.
Existe no mercado um conceito conhecido como Produção Enxuta. O objetivo central desse conceito é reduzir os desperdícios que ocorrem durante as etapas produtivas e otimizar os processos dentro da indústria, reduzindo gastos e aumentando os lucros da organização. Para te ajudar com essa empreitada, separamos 4 dicas muito eficientes que podem ajudar a aumentar a rentabilidade e contribuir para que o seu negócio possa prosperar cada vez mais. Veja a seguir:
1. Aprimoramento do uso de materiais
O custo primário dentro da indústria é a matéria-prima, sem ela não é possível estabelecer nenhuma atividade dentro do processo. Dependendo da atividade desenvolvida pelo negócio, a matéria-prima pode ser de alto custo, fazendo com que o desperdício de materiais se torne um grande vilão da rentabilidade da empresa.
Quem deseja reduzir os custos de produção, precisa pensar na base do processo, ou seja: precisa entender e identificar formas e materiais mais econômicos para se trabalhar sem que o produto final seja prejudicado.
Uma solução MES para controle de produção pode te ajudar a controlar melhor o uso da matéria-prima e até reduzir o custo operacional para então lucrar mais.
2. Controle de estoque
O estoque parado representa dinheiro parado, e isso é inegável. Uma grande quantidade de material acumulado no seu estoque pode prejudicar o faturamento da empresa. Isso porque, além de não fazer parte do ciclo de produção e de venda, a empresa também precisa arcar com armazenagem e a manutenção desse material. Um estoque reduzido e mais eficiente pode ajudar a economizar custos e otimizar os resultados.
Outro aspecto que pode prejudicar muito a rentabilidade é a possibilidade de perda desse estoque. O material parado está mais sujeito a perdas e desperdícios, e por esse motivo, o estoque inteligente ajuda as empresas a ganhar cada vez mais.
3. Planejamento de paradas para manutenção
Realizar reparos e manutenção no maquinário somente quando o equipamento apresenta algum tipo de defeito, pode representar uma grande perda para a empresa. É importante estabelecer um processo de manutenção preditiva e preventiva,e em último caso, corretiva, de todo o maquinário utilizado. Com isso a empresa consegue aumentar a vida útil dos equipamentos e reduzir tempo de ociosidade causada pelas paradas inesperadas.
4. Controle automático da produção – Solução MES
Embora essa dica represente um grande avanço para a empresa, ela é a que pode trazer mais benefícios. Através do apontamento automático de produção, é possível ter dados em tempo real para que a empresa consiga reduzir custos de produção, eliminar desperdícios, estabelecer processos mais eficientes na sua linha produtiva e produzir mais com menos recursos.
Achou interessante? Essas 4 dicas podem te ajudar a estabelecer processos mais inteligentes, reduzindo custos e sem prejudicar o seu resultado final. Quanto mais inteligente e calculado for o seu processo Industrial, melhores serão os resultados obtidos, tanto em qualidade quanto em rentabilidade.
Conte com as soluções MES da Vedois para reduzir os custos de produção da sua indústria com baixo investimento. O investimento se paga nos primeiros meses.