fbpx

Adaptando máquinas antigas para indústria 4.0

A Indústria 4.0 nos mostrou como a tecnologia pode contribuir para o aumento da produtividade e rentabilidade de um negócio. Além disso, utilizando as ferramentas corretas a empresa consegue reduzir os custos de operação e garantir um gerenciamento mais completo e assertivo.

Com máquinas mais modernas, o trabalho pode ser realizado de maneira mais precisa, com um melhor aproveitamento da matéria-prima. Além disso, a modernização ajuda na previsão de paradas de manutenção preventivas e corretivas que ajudam a reduzir a indisponibilidade das máquinas e aumentar a produtividade da indústria.

Outro aspecto muito importante da modernização do maquinário, é que é possível contribuir para o fator ambiental, ou seja, com as máquinas certas a empresa reduz o seu impacto ambiental e consegue proteger os recursos disponíveis na natureza.

Contudo, para que isso seja possível, a empresa precisa realizar investimentos a fim de contar com máquinas mais modernas. Mas é sempre necessário adquirir novos equipamentos? Realizando um diagnóstico completo do maquinário utilizado dentro da indústria, é possível encontrar equipamentos que, em vez de substituídos, podem ser modernizados.

Para isso, a empresa pode contar com componentes tecnológicos que ajudem a tornar uma máquina antiga mais funcional através da digitalização. Podem ser utilizados sensores que ajudem a coletar dados assertivos sobre o funcionamento das máquinas, como o consumo de energia, vibração ou problemas técnicos.

Esses sensores trazem uma maior conectividade entre as máquinas e entregam dados consolidados que podem ser utilizados para uma tomada de decisão mais inteligente. Embora seja um desafio, a digitalização pode trazer muitos benefícios para um negócio.

Mas como conseguir modernizar essas máquinas antigas com eficiência?

Alguns maquinários utilizados na indústria podem ter até 20 anos de funcionamento, se tornando obsoletos com o passar do tempo, de forma que a digitalização desses equipamentos pode ser complexa. Para que tudo ocorra da maneira esperada e entregue objetivos estipulados, é muito importante que a indústria conte com uma parceira confiável que consiga identificar as necessidades e determinar quais os melhores componentes e recursos a serem utilizados nesta modernização.

O primeiro passo é identificar as necessidades da indústria e entender as máquinas que podem ser adaptadas com recursos tecnológicos para alcançar a automatização, o que é chamado de retrofit de máquinas. As máquinas são modernizadas e conseguem fornecer dados consolidados e trazer mais eficiência para os processos industriais.

Uma das primeiras oportunidades de modernização encontrada nas indústrias é M2M, ou seja, a comunicação máquina a máquina. Com a digitalização desses equipamentos é possível fazer com que as máquinas conversem com hardwares e softwares modernos que trazem mais produtividade.

É importante lembrar que não é necessário modernizar todos os equipamentos de uma vez só e agregar recursos altamente tecnológicos a esse cenário. Identificando os problemas e necessidades da indústria, é possível estabelecer mudanças que começam em equipamentos pequenos até alcançar os maquinários maiores e mais robustos.