A solução MES para indústrias 4.0 melhora o processo produtivo. O MES executa essa melhoria usando 5 das 9 tecnologias mapeadas no novo modelo da indústria.
A implantação do programa de solução MES para indústrias 4.0 organiza, concentra e distribui dados da manufatura que melhoram a disponibilidade, a qualidade e a produtividade industrial.
A importância da solução MES
O MES (Manufacturing Execution Systems) é o termo usado instaurar softwares voltados na gestão das tarefas de produção, que estabelece uma ligação direta entre a equipe e o planejamento.
Esses softwares produzem informações específicas em tempo real que ajudam os gestores a otimizar todas as etapas de produção, desde a emissão de uma ordem de pedido até a entrega dos produtos.
Além de utilizar várias tecnologias da indústria 4.0, a solução MES é capaz de integrar o sistema específico da linha de produção ao ERP (Enterprise Resource Planning). Pensando nisso, muitas indústrias precisam investir em sistemas que apresentam melhorias em geral.
Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria
Como a solução MES se insere na indústria 4.0
A solução MES é ideal para que gestores saibam exatamente o que acontece nas linhas de produção e possam se antecipar a determinadas falhas ou problemas. Assim, será possível efetuar disparos de informações automatizadas que vão melhorar a qualidade, disponibilidade e performance.
Com um software de gerenciamento empresarial, a solução MES pode ser inserida no processo produtivo rapidamente, com baixo impacto e investimento. Por meio da Internet das Coisas (IoT), os dados são coletados e enviados para nuvem de forma segura.
Na nuvem, essas informações ficarão concentradas e serão processadas, utilizando o Big Data. A partir daí, essas informações serão transformadas em dados úteis para integrar sistemas e disparar ações preventivas e corretivas.
Lembrando que todos esses conceitos de IoT, nuvem, integração e Big Data são características usadas na indústria 4.0, alinhadas completamente com a solução MES.
Leia também: Sistema MES para indústria para aumentar a produtividade
Por que usar MES no processo produtivo industrial
Em busca pela melhoria contínua em disponibilidade, qualidade e produtividade, a solução MES é definida em 3 etapas:
- Entendimento do processo
- Mapeamento das ineficiências
- Tomada de ações
As duas primeiras etapas dependem de informações. A tomada de ações sem essas informações permite que o gestor seja guiado por “achismo”. Consequentemente, pode ocasionar desperdiço de recursos e perdas na produção.
Para que as ações sejam mais assertivas e eficientes, elas precisam ser feitas com base em dados coletados e processados, utilizando as tecnologias já apresentadas da Indústria 4.0.
A fim de obter melhores resultados no processo produtivo industrial, há necessidade de extrair esses dados, processá-los rapidamente e diagnosticar o significado desses dados para direcionar as ações. Neste momento, a indústria deve usar programa de solução MES para controlar o processo produtivo com maior excelência.
A solução MES na prática
Na prática, a solução MES deve atingir 6 objetivos para melhorar o processo produtivo:
- Digitalização – Eliminar a utilização de planilhas e papeis, afim de concentrar as informações de produção em um único lugar padronizado.
- Conectividade – Extrair dados diretamente dos maquinários, incluindo contagem, paradas programadas e não programadas.
- Visibilidade – Transformar as informações em tomada das ações que sejam visíveis para todas da indústria.
- Transparência – Apresentar o impacto das ações no processo produtivo e a evolução dele através dos indicadores.
- Predição – Prever se as metas serão alcançadas e se antecipar aos eventos de falhas e ineficiência.
- Adaptabilidade – Após identificar essas eventualidades ou falhas antecipadamente, adotar ações de correção no menor tempo possível para reduzir os impactos negativos.
O programa de solução MES para indústrias 4.0 é fundamental para melhorar os processos produtivos. Quer saber mais? Fale com a Vedois.